• Carregando...

Desta vez, Vettel venceu e não ouviu vaias no pódio, como nas suas duas últimas vitórias, até porque, o modesto público do GP da Coreia nem seria parâmetro justo para medir a impopularidade do alemão. Mas, com o tetra cada vez mais próximo, a torcida obviamente tende a "torcer contra" o piloto da Red Bull.

Qualquer esporte dominado por apenas um atleta pode ser monótono, mas Vettel está longe de ser um vilão merecedor de vaias. Não é apenas uma questão de "ter o melhor carro" – algo que fica evidenciado com tamanho domínio, mas que os outros queridos campeões também conquistaram seus títulos competindo pela melhor equipe.

A hegemonia de Vettel e Red Bull é fruto de um trabalho intenso, desde a contratação do melhor projetista da atualidade, Adrian Newey, aliado à dedicação de um grande piloto. Afinal, quando o alemão, ainda uma promessa correndo pela equipe Toro Rosso, venceu de forma brilhante o chuvoso GP da Itália, em 2008, o time principal, que estreou em 2005, ainda não havia vencido. A primeira vitória da Red Bull veio em 2009, com Vettel já promovido na escuderia principal. Coincidência? Não!

Nos primeiros dias de teste da F-1 neste ano, fui até Jerez de la Frontera ver os novos carros em ação: um dos principais assuntos era justamente a ausência de Alonso, que preferiu seguir no seu intenso trabalho de preparação física. Vettel estava lá no circuito espanhol e, mesmo no dia em que ele não era o encarregado de acelerar, estava acompanhando de perto o trabalho de Webber na mureta do pit lane ou dentro dos boxes.

Dizer que o alemão só ganha porque tem o melhor carro ou que a equipe tem algo ilegal são críticas injustas. Óbvio que a Red Bull encontrou uma ótima solução em seu carro para 2013, em harmonia com os compostos de pneus escolhidos pela Pirelli.

Mais do que isso: Vettel é tão bom que conseguiu mudar a filosofia de uma equipe que se vangloriava de dar condições iguais para os seus dois pilotos e hoje pode se encher de orgulho de ter um grande líder. E que, por isso, não precisa de Kimi Raikkonen ou Fernando Alonso para 2014...

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]