• Carregando...

Quem diria que, depois de anos da hegemonia da Red Bull e de Sebastian Vettel, a F-1 veria um novo domínio tão rápido de outra equipe em 2014. Mas nenhum fã reclama deste início arrasador da Mercedes: o GP do Bahrein foi uma das melhores corridas da categoria nos últimos 20 anos.

A equipe alemã tem boa parte deste mérito ao contratar dois dos melhores pilotos do grid e dar liberdade a eles para resolver na pista quem será o primeiro colocado. Claro que seria ainda mais interessante se Force India, Williams, Red Bull e Ferrari tivessem ao menos uma chance de lutar pela vitória, mas a torcida pôde admirar um duelo de gigantes na briga pelo primeiro lugar e outras disputas acirradas na briga pelo terceiro lugar.

Rosberg surpreendeu ao ficar com a pole, mas Hamilton soube reagir logo na largada com uma manobra decisiva, ousada e precisa ao mesmo tempo. Rosberg tentou diversas vezes retomar esta posição, sobretudo no final, quando correu com pneus moles (mais rápidos) com uma inteligente estratégia.

Por isso, a vitória de Hamilton também foi um importante "golpe psicológico" em seu adversário. Mesmo estando atrás nos pontos (por conta da quebra na Austrália), mostrou ontem no Bahrein superioridade em relação a Rosberg. Vai ser um duelo histórico, uma disputa interna pelo título, como foi com Alain Prost e Ayrton Senna em 1988 e 1989.

Não vejo chance de outra equipe diminuir esta vantagem nas próximas corridas, até porque, as três equipes mais próximas são justamente clientes do motor Mercedes: Force India, Williams e McLaren. A Red Bull já mostrou que o fiasco da pré-temporada ficou para trás, mas ainda luta para ser a segunda força, graças a sua ótima dupla de pilotos, Vettel e Daniel Ricciardo (que vem mostrando bastante talento até aqui).

Massa também saiu fortalecido do Bahrein: fez uma largada impressionante, teve ótimo ritmo de corrida e, não fosse sua estratégia prejudicada pela inesperada entrada do safety car (o primeiro em dez anos nesta pista), poderia ter lutado pelo pódio com Perez, outro grande nome de ontem.

Com tantos destaques sendo mencionados em uma única prova, pode ter certeza: a corrida no Bahrein marcou o início promissor desta nova era turbo da F1.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]