• Carregando...

Amanhã teremos a última rodada de um Brasileirão surpreendente, o me­­lhor de todos desde a fixação dos pontos corridos. Para os defensores deste sistema, o BR-11 é o melhor argumento. Acre­­ditam ser o mais justo e tão emocionante quanto os mata-matas de antes.

Mas há ainda quem defenda os play-offs e garanta que a edição atual do Nacional foi uma aberração; e que talvez não se repita tão logo. Tá, eu sei, este assunto é maçante, mas particularmente este cartunista – e dublê de cronista esportivo – gostaria mesmo era ver um campeonato por pontos corridos com um quadrangular final, com mata-matas.

Somaria a regularidade dos que têm mais músculo financeiro com a sorte e casualidade dos magricelas. Mesmo assim não haveria garantia de que um time menos carnudo, transitando pela elite, se desse bem. A maioria dos títulos do Brasileiro, seja por mata-matas ou pontos corridos, está aboletada nas salas de troféus dos grandes clubes.

Mas ainda assim um quadrangular final seria interessante. O quarto colocado entraria nos play-offs com chances iguais – ou quase isso – de levantar o caneco, mesmo que tivesse chegado ali com dez pontos abaixo do primeiro colocado e com os calções furados.

E, veja só, se o torneio entrasse agora num hipotético mata-mata, só grandalhões disputariam o título. O Coxa, hoje quinto colocado e alojado, junto com o Atlético, no segundo escalão do futebol brasílio, quase participaria no seleto grupo. Nada mal seria ver o Coxa disputando o título entrando num playoff aos 48 do segundo tempo. Mas isso tudo se...

Voltando à nossa realidade, o Alviverde deve se dar por contentíssimo se conseguir confirmar sua vaga na Libertadores, a quinta e última.

Incrível a maneira como en­­trou pela primeira vez no G5, na penúltima rodada, numa arrancada vertiginosa, com a colaboração luxuosa de seus adversários, quando todos perderam seus jogos.

Não basta ser bem-sucedido; os outros também precisam fracassar, disse algo assim o escritor dândi Gore Vidal.

E justamente porque pode sancionar uma antes improvável vaga à Libertadores que o Atletiba de amanhã, na Arena, ganhou contornos épicos. Porém o clássico seria ainda melhor, mais grandioso se o Atlético dependesse só de si para se safar da Segunda Divisão.

Como depende também que outros fracassem, como o Coxa precisou para ingressar no G5, o Rubro-Negro vai jogar correndo atrás da bola com um radinho no ouvido, pra escutar Bahia x Ceará e Cruzeiro x Galo mineiro.

O Brasileiro de 2011 ficará marcado não apenas por ter sido o melhor de todos, mas também pelo fato de a dupla Atletiba ter mostrado um futebol absurdamente distinto um do outro.

Curioso também que no início da década passada o Atlético era o cara, e o Coxa apenas um decadente coroa, um vizinho sofrível.

Será esta a década do Coxa?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]