• Carregando...

Dos três jogos do último final de semana envolvendo os times da casa, Coritiba, Atlético e Pa­­ra­­ná Clube, o do Tricolor roubou a cena.

Não tem como reagir de outra maneira senão com uma bela gargalhada depois de um lance surreal e cômico como o que Wellington Silva nos proporcionou, quando trocou as regras do futebol pelas do vôlei – ou handebol? – e fez o único gol do jogo, garantindo a vi­­tória do Paraná Clube sobre o Ceará.

No lance específico do Wel­­lington Silva, o juiz Hebert Ferreira estava muito atrás, vendo só as costas de W. Silva. A linda bandeirinha só ergueu o pau quando os jogadores do Ceará armaram o sururu. Hebert chegou a ir à beira do gramado para ter com ela. Deve ter dito algo como "não tenho certeza, mas acho que foi com a mão". A hesitação teria sido suficiente para Hebert confirmar o erro "crassudo", um dos mais canhestros do Brasileiro-09. E divertido. Se o favorecido for seu time, é claro.

Não é exatamente isso que os velhotes da Fifa querem? Um futebol sem recursos eletrônicos para preservá-lo mais humano, com os inevitáveis erros, muitas vezes demasiadamente humanos, porém, garantem, mais atraente?

Pois a Fifa e sua teimosia que tome gols impedidos. Tome pênaltis marcados ou não, erradamente. Tome cartões amarelos e vermelhos imerecidos, ou justos, mas não aplicados. E tome, sobretudo, os times, que se preparam exaustivamente para um jogo, mas não se preparam para a arbitragem.

Cansei de defender videoteipes ou coisa parecida para arbitrar jogos. Mudei de ideia já há algum tempo. Acho que à medida que a idade avança, vamos nos parecendo cada vez mais com os anciões da Fifa: teimosos, ranhetas, folgazões e apreciadores de velhos costumes e vícios. Estou com eles. Nada de tecnologia para estragar o futebol, este espetáculo cada vez mais circense.

* * * * *

Marcinho até fez um gol bonitinho, logo no início do jogo contra o Sport. O resto do jogo não valeu o ingresso, mas absorveu três pontos de calorias para encarar as pedras que terá pelo caminho nas próximas quatro rodadas: Palmeiras, Corinthians e Inter fora; e Grêmio em casa. Este 1 a 0 feinho foi, na verdade, um belo cisne.

* * * * *

A goleada por três belos gols que o Coxa levou do Mengo poderíamos chamar de "golaceada". Muito ruim pro Coxa, que ficou a dois pontinhos da ZR. Tem a semana toda pra assimilar o golpe e pegar, no próximo domingo, um adversário imediato à degola, o Náutico, só um pontinho abaixo do Verdão.

Se perder este jogo, não haverá ânimo da torcida pelos shows de Cláudia Leite e Skank. Um espetáculo mais importante tem de ser oferecido aos alviverdes em seu centenário: a permanência na Primeira Divisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]