• Carregando...

Lá vamos nós com a mesma ladainha sobre violência no futebol...

A convocação da torcida para "ir à guerra" contra o Fluminense foi entendida equivocadamente – ao pé da letra – pelo crime organizado, digo, torcida organizada, do Coritiba Football Club.

Aquilo que se viu no Couto no domingo não é coisa de gente que ama seu time e deseja o melhor a ele. É o oposto. Vai jogar a Segunda Divisão fora do Alto da Glória no mínimo por dez rodadas, se o STJD for generoso com o Alviverde.

Se as condições são naturalmente difíceis em uma Série B, agora serão ainda maiores para o Coxa, com as punições que inevitavelmente virão.

Já tem gente apostando que o Alviverde, superenfraquecido que está depois dessa catástrofe, será um dos candidatos à queda à Terceirona. Isso se o STJD não o fizer agora, numa penalidade ainda mais espinhosa.

Foi isso que aqueles invasores do campo, ao apito final do juiz, conseguiram dar de presente de fim de ano para seu clube de coração: destruí-lo ainda mais.

O Coxa terá de juntar os cacos e seguir em frente, renascer das cinzas em 2010, seu primeiro ano pós-centenário. Maldito centenário.

* * * * *

A Polícia Militar e a Secre­taria de Segurança Pú­­blica do Paraná estão mirando um alvo numa tentativa de não serem elas próprias alvos das críticas: pedem a cabeça das organizadas.

Todos nós vimos o Coxa ser notícia internacional por conta da bandalheira e vimos que a maioria dos torcedores que tomaram o gramado aplicando voadoras em policiais e o que aparecesse pela frente, vestia bermudas e camisas da Império Alviverde.

Qualquer um pode entrar numa lojinha de organizada e comprar o uniforme. Se não quiser se associar, não é obrigado. Isso é uma das defesas de membros das organizadas, incluindo aí, mais do que nunca, a Império, em um gesto de pilatos.

Quem vai pagar a conta de toda a destruição, dentro e fora do Couto, afinal? Por que o Coritiba e a Prefeitura não mandam a lista de prejuízos lá para a sede da Império, que possui registro oficial, CNPJ, essas coisas? Não pagou, aciona judicialmente.

Os mecanismos de segurança pública têm de ser imediata e radicalmente repensados. Copie-se, pois, o que os ingleses fizeram. Deu certo lá, por que não daria aqui, em Curitiba, cidade mais européia e umas das mais lindas e civilizadas do país?

Ou essa guerra está definitivamente perdida?

Esse papo já está qualquer coisa...

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]