• Carregando...

Nesta semana, Roberto Carlos, com raiva, fez duras críticas a Galvão Bueno, por causa do "episódio da meia", no gol da França, que eliminou o Brasil da Copa de 2006. A maior parte da imprensa, e não apenas Galvão, criticou o jogador e viu, no lance, mais que um erro técnico.

Depois de ver a jogada por um milhão de vezes, ainda não sei se havia, ou não, um posicionamento defensivo combinado. Não sei também por que Roberto Carlos estava abaixado na entrada da área, mesmo se fosse ali seu lugar. Certamente, o baixinho Roberto Carlos não deveria ser o jogador para acompanhar o grandalhão Henry. Seja o que for, é injusto culpar Roberto Carlos pela eliminação. A França foi melhor.

A revolta de Roberto Carlos com Galvão Bueno me faz pensar sobre as relações entre jornalistas e jogadores, técnicos e dirigentes.

Quando jogava, havia, mais que hoje, jornalistas que não só assumiam as paixões pelos clubes, como também apenas defendiam e exaltavam seus times. Existia, em Minas, um colunista que só falava do Atlé­­tico, outro, só do Cruzeiro e um terceiro, só do América.

Em um clássico entre Atlético e Cruzeiro, dei um drible em meu marcador, que ficou de joelhos. O colunista atleticano, amargurado com a derrota, es­­creveu que o jogador do Atlético deveria ter me dado um soco para salvar a honra do clube.

Deve ser por essas colunas clubísticas, e por outros motivos, que dirigentes do Corinthians não se conformam com a imparcialidade e independência do corintiano Juca Kfouri nem os do Cruzeiro aceitam minhas críticas, ainda mais que fui atleta do clube. Quando elogio, com motivos para isso, devem achar que é minha obrigação.

No passado, havia, mais que hoje, jornalistas, principalmente os que faziam a cobertura de um mesmo clube, que se tornavam amigos de jogadores e técnicos. Recebiam informações privilegiadas e, em troca, poupavam suas fontes de críticas. Alguns se tornavam tão íntimos que passavam a ser, extraoficialmente, quase um assessor de imprensa. Havia até os que organizavam, depois das partidas, festinhas e encontros para seus amigos famosos.

Hoje, como a TV Globo domina a audiência, tudo o que faz tem enorme repercussão. Por ser famoso e porta-voz da emissora, transfere-se para Galvão Bueno tudo o que se fala de importante nas transmissões das partidas. Além disso, Galvão não deixa os outros falarem.

A TV Globo não faz excelentes trabalhos e dá ótimos furos somente porque tem competência, ótimos profissionais, além de privilégios. É também porque os jogadores, técnicos e dirigentes adoram aparecer na Globo. Cria-se um vínculo com a TV. Mas quem decide se haverá elogios ou críticas é a audiência. Os atletas, de excessivamente elogiados, passam a ser duramente criticados, como na eliminação do Brasil, em 2006. Daí a revolta de Roberto Carlos.

O jornalista tem de estar perto da fonte e das notícias e, ao mesmo tempo, ter um distanciamento crítico.

Não tenho nenhuma pretensão de ditar regras, ainda mais que não sou jornalista. Sou um colunista. Apenas observo e opino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]