• Carregando...

Terminou sábado (12), após 72 buracos disputados (18 por dia), no Guayaquil Country Club, em Guayaquil, Equador, o 1. º Campeonato Sul-Americano Amador de Match-Play - Copa UBS. Precisamente 54 jogadores (36 homens e 18 mulheres) representantes dos dez países que integram a Federação Sul-Americana de Golfe (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela) participaram da competição. A equipe masculina que representou o Brasil era formada pelo paranaense Máximo João Kopp, o paulista Guilherme Oda e o gaúcho Fernando Guimarães. No feminino, integraram a equipe brasileira as paranaenses Patrícia Carvalho e Isadora Stapff, e a gaúcha Bruna Spengler.

A cerimônia de abertura ocorreu na terça-feira passada (8). No mesmo dia foi disputado o AM-AM, um torneio entre os participantes do Sul-Americano Amador e convidados da UBS. Nos jogos individuais, o vencedor foi o chileno Nicolas Geyger, com 65 tacadas. Entre as mulheres, a argentina Maria Olivero, com 70 tacadas, levou a melhor. Na competição por equipes, a formada por Isadora Stapff (Brasil), Santiago Russi (Chile), Nicolás Febre Cordero e Dany Young (convidado) levou a melhor, com 55 tacadas.

Disputadas as fases estabelecidas para a competição, os atletas jogaram no sábado a grande final. O argentino Sebastián Saavedra acabou sagrando-se campeão no masculino, após derrotar o chileno Santiago Russo. Em terceiro lugar ficou o colombiano David Vanegas. Nenhum brasileiro, eram três na competição masculina, passou da primeira fase. No feminino, a campeã foi Paola Moreno, da Colômbia, que venceu sua compatriota Maria Catalina Marín. Na terceira posição ficou a também colombiana Carolina Llano. Ela superou Patrícia Carvalho (a única entre os brasileiros que disputou a final), que terminou em quarto lugar. Suas compatriotas Isadora Stapff (PR) e Bruna Spengler (RS) não passaram da primeira fase.

Vivo Golf Tour

A segunda das quatro etapas previstas para o Vivo Golf Tour (circuito que integra o calendário da Confederação Brasileira de Golfe) ocorreu entre quinta-feira (10) e domingo (13), no Porto Alegre Country Club (RS), com a participação de golfistas profissionais e amadores. Os jogos para profissionais, na modalidade stroke play, em 54 buracos, 18 por dia, ocorreram na quinta e na sexta-feira. Prosseguiram na disputa da final, domingo, apenas os 15 primeiros colocados e empatados.

A rodada de estréia fechou com três jogadores dividindo a liderança com 68 tacadas: o paraguaio Ramon Franco, e os gaúchos Rafael Barcellos e Tiago Rosa Silva. Na cola deles, com 69, estavam o paranaense Ivo Leão e Carlos Eduardo Ferreira.

Jogando 67 no dia, Silva terminou o segundo dia de competição, na liderança, somando 135 tacadas. Em segundo lugar, com 68 no dia, 137 na soma, estava o paranaense Leão. Em terceiro, empatados por 140 tacadas estavam Ronaldo Francisco e Franco.

O mau tempo (fortes chuvas) foi o grande vilão da rodada decisiva, que chegou a ser interrompida por duas vezes. Apesar disso, os jogos foram concluídos em 18 buracos. Silva, o favorito ao título, correspondeu às expectativas e terminou em primeiro lugar, somando 207 tacadas. De quebra, ele embolsou R$ 9 mil de prêmio. Na segunda posição ficou Ferreira, com 209, seguido por Franco, com 210.

No sábado, um Pro-Am (torneio entre equipes formadas por um profissional e três amadores), na modalidade scramble, movimentou o campo do Porto Alegre. A equipe campeã foi a formada pelo profissional Erik Andersson e os amadores Hugo Carlos Lang, Lutz Bronger e Maria Cecília Hoerder, com 38 tacadas net. Em segundo lugar, com 39 net, ficou o time integrado pelo profissional Ivo Leão (PR) e os amadores Lucília Davis, Darci Giovanella e Suzana Sommer.

No domingo também houve um torneio entre amadores, convidados da Vivo Empresas e sócios do clube-sede. Em conseqüência das muitas chuvas, a disputa acabou ocorrendo em apenas nove dos 18 buracos estabelecidos. Na categoria 0/9, dos jogos masculinos, o vencedor foi Marcos Patron, com 36 tacadas. No torneio feminino, cat. 0/18, Tissako Hara levou a melhor, com 42 tacadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]