Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novo presidente

Com três chapas, eleições no Coritiba vão parar na Justiça

Grupo de oposição do ex-presidente Evangelino Neves consegue liminar e pleito pode ter data alterada. Vialle e Cirino oficializam chapas dentro do prazo previsto

Dentro de campo, a conquista da Série B do Brasileirão encerrou com chave de ouro a temporada do Coritiba. Porém, longe das quatro linhas, as disputas estão apenas começando. Na tarde desta segunda-feira (26), a chapa "Coritiba do Futuro", encabeçada por Domingos Moro e apoiada pelo ex-presidente do Alviverde Evangelino da Costa Neves conseguiu uma liminar na qual o prazo para as inscrições das chapas foi prorrogado em mais 10 dias e a lista com os sócios aptos a votar no dia 16 de dezembro deve ser liberada em até três dias pelo atual presidente, Giovani Gionédis.

É verdade que a lista já foi divulgada no início da semana passada, e além do atraso, o documento também estava incompleto. Conforme prevê o estatuto do clube, uma lista com todos os sócios que estejam em dia com suas mensalidades – e seus respectivos endereços – deveria ter sido afixada na secretaria do clube até o dia 16 de novembro. Quando a lista veio a público, ela apareceu com o nome de todos os sócios (em dia ou não) e sem os endereços. Entre os nomes, o de pessoas que já morreram.

A irregularidade abriu brecha para que o advogado Raul Rangel, integrante da chapa "Coritiba do Futuro", ingressasse com a ação na 8.ª Vara Civil de Curitiba. E às 17 horas desta segunda, o juiz José Roberto Pinto Júnior concedeu liminar favorável. "Orientei o grupo para não registrar a chapa hoje, já que estava com a petição pronta. Até porque, se existe a fraude e você registra dentro do tempo estabelecido pelo conselho, você está pactuando essas irregularidades", explicou Rangel.

Apesar da liminar, a chapa da situação, liderada pelo atual coordenador de futebol do Coxa, João Carlos Vialle, oficializou a chapa "União Coxa-Branca". A respeito da manobra dos oposicionistas, o candidato à presidência do Verdão não quis polemizar. "Isso é a comissão eleitoral que tem que ver", minimizou.

Na oposição, a chapa "Amigos do Coxa" também protocolou a sua candidatura, tendo o conselheiro Jair Cirino dos Santos como candidato a presidente. Esta chapa é apoiada por Tico Fontoura, candidato que disputou as últimas eleições, e após um imbróglio jurídico, acabou abrindo mão da candidatura. Fontoura teria vencido por oito votos, segundo o Conselho Deliberativo, mas para evitar que confusões judiciais prejudicassem o clube, ele abriu mão da disputa.

Quem ficou de fora do pleito foi o oposicionista Celso Moreira. Primeiro a assegurar que seria candidato, ele perdeu força dentro da ala de oposição e preferiu retirar a sua candidatura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.