• Carregando...

Após a batalha a 4.000m de altitude, em que o time do Flamengo se superou para empatar com o Real Potosí, o clube resolveu tomar uma atitude. Em comunicado oficial, assinado pelo presidente Márcio Braga, o Rubro-negro avisa que não jogará mais em cidades localizadas a uma altura superior à recomendada pela medicina esportiva.

Entre os argumentos do clube carioca se destaca o seguinte: "o campo de jogo é um espaço que deve oferecer igualdade de condições aos oponentes". Mas não foi o que se viu na cidade boliviana, onde os jogadores do Flamengo se arrastavam e procuravam balões de oxigênio, enquanto os adversários corriam do início ao fim.

O dirigente promete enviar uma carta aos órgãos que dirigem o futebol a que o Fla é filiado: Fifa, Conmebol e CBF. Braga encerra dizendo que o Flamengo é responsável e não vai mais compactuar com jogos em condições desumanas como o desta quarta-feira.

Leia a nota divulgada no site oficial do Flamengo na íntegra:

1. Ontem à noite, Flamengo arrancou um empate heróico contra o Real Potosí, em condições anti-desportivas e desumanas.

2. A presidência do clube faz questão de homenagear os profissionais que, em jornada épica, encarnaram o lema rubro-negro, segundo o qual, nossa glória é lutar.

3. E deseja também enaltecer a presença de uma torcida do Flamengo em Sucre, dado marcante da grandeza do clube e do tamanho da nação rubro-negra.

4. Mas, torna público que vai comunicar oficialmente à CBF, à Confederação Sul-Americana e à Fifa que, doravante, não comparecerá a partidas em altitude superior aos limites recomendados pela medicina esportiva.

5. Por definição, o campo de jogo é um espaço que deve oferecer igualdade de condições aos oponentes que buscam a conquista esportiva, mediante esforço que engrandece a condição humana, contribuindo para a educação e a saúde.

6. Primeiramente, o campo de jogo, em altitude não recomendada pela medicina, não oferece igualdade de condições aos oponentes, ferindo o princípio da desportividade, o "fair-play".

7. Por fim, a prática esportiva, em condições não recomendadas pela medicina, faz do esforço físico um ato bárbaro, degrada a condição humana e coloca em risco a vida dos atletas. Não proibir jogos nessas condições é o mesmo que ser conivente com a dopagem.

8. O Flamengo, em nome do esporte, denuncia a responsabilidade que as entidades de administração, em especial a Fifa, têm com a preservação da prática esportiva em condições humanas e com a vida dos atletas e não jogará mais em altitude não recomendada pela medicina. O Flamengo é responsável.

9. Flamengo, Flamengo, tua glória é lutar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]