• Carregando...
René Simões, que chegou a se comparar ontem com Geninho, terá um suporte diretivo a partir da próxima semana | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
René Simões, que chegou a se comparar ontem com Geninho, terá um suporte diretivo a partir da próxima semana| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Alviverdes

Reforços

O Coritiba não aceitou o atacante Thiago Luís por empréstimo até o fim do ano para liberar ao Santos Rodrigo Mancha antes de 11 de julho. Quem deverá vir é Thiago Gentil, jogador que iniciou no Palmeiras, teve passagem pelo Figueirense e estava no Aris Thessalonik, da Grécia.

Comparação

René Simões comparou ontem a sua situação a de Geninho, técnico que pediu demissão do Atlético no fim de semama: "Ele saiu porque estava no limite. Para eu chegar no meu limite ainda falta muito".

Dúvida

Sem Pereira, Marcelinho e Márcio Gabriel, suspensos, o Coritiba ainda não sabe se poderá contar com Carlinhos Paraíba, com luxação no ombro, para enfrentar o Flamengo. O jogador fará um teste na sexta-feira.

Coritiba 100 anos

Faltam 124 dias - 10 de junho

... Em 1979, o Coritiba goleia o Atlético por 3 a 0, com três gols do centroavante Marciano (Marciano José Silveira Filho). O time, que era dirigido por Ênio Andrade, entrou em campo para o clássico com Mazaropi; Gílson Paulino, Duílio, Gardel e Serginho; Almir, Borjão e Luiz Freire; Norival, Marciano e Santos.

... Em 1980, o Alviverde enfrenta o time do Saint Mirren Football Club, da cidade de Paisley, na Escócia. A partida, que termina empatada por 1 a 1, com gols de Logan para o time escocês e Lance para o time coritibano, marca a estreia do atleta Vavá (Edwald Yurk), vindo dos categorias de base do clube.

Se você tem objetos, vídeo, áudio e fotos relativos ao passado do Coritiba, ligue para 41 9957-8672. Os Helênicos se responsabilizam por buscar, fotografar e devolver o material com a maior brevidade possível.

O diretor de futebol do Coritiba, Homero Halila, terá companhia – queira ou não – na execução de sua principal função no clube: contratar reforços para a equipe alviverde. Preocupado com a situação do clube no Brasileiro, onde ocupa a vice-lanterna, o Conselho Deliberativo convocou um reunião extraordinária para a próxima segunda-feira, com a presença do presidente Jair Cirino e de Halila para "discussão sobre as questões inerentes ao futebol".

Na reunião deverá ser criada uma comissão do conselho para auxiliar a gestão do futebol. O grupo deverá ser formado por de três a cinco conselheiros que passarão a acompanhar com mais frequência o trabalho de Homero Halila e também do gerente Felipe Ximenes. O grupo deverá sugerir nomes de atletas, cobrar explicações e critérios. Dependendo da situação, poderá até ajudar a encontrar soluções financeiras para viabilizar reforços.

"Isso é um fato normal na vida no clube. Sempre que se entende que é necessário discutir o futebol, se discute. Não tinha acontecido ainda (nesta gestão, a chamada extraordinária), mas as coisas não acontecem todo dia e toda semana na vida", afirma Tico Fontoura, o presidente do Deliberativo.

A decisão pela convocação – a primeira ocorrida na gestão de Jair Cirino – foi tomada na época em que o Alviverde estava disputando a semifinal da Copa do Brasil, quando se percebeu que o Coxa era o único dos quatro clubes envolvidos no torneio (também Corinthians, Vasco e Inter) que, paralelamente, se atolava na competição de pontos corridos. Para não atrapalhar o clube na época, só agora a assembleia foi chamada.

"É uma das razões (o desempenho no Brasileiro). Mas não vou entrar em detalhes sobre uma reunião que ainda vai ocorrer. Pois estaria faltando com meus colegas conselheiros", esquiva-se Fontoura.

Em princípio a reunião servirá para que Cirino e Halila coloquem os conselheiros a par da situação atual do clube. Principalmente sobre em que pé andam as contratações. Mas os dirigentes do administrativo também terão de responder qualquer questionamento e cobrança que venha à tona. Depois da reunião, os esclarecimentos ao Deliberativo ficará por conta da comissão.

Na gestão de Giovani Gionédis ocorreu processo semelhante. Em 2006, primeiro ano do Alviverde na Segunda Divisão, o Conselho Deliberativo, na época oposição, também formou uma comissão para acompanhar o futebol. O grupo sugeria nomes e cobrava soluções dos dirigentes – na época, Almir Zanchi e, depois, Capitão Hidalgo. Curiosamente, um dos membros do grupo fiscalizador era o atual diretor do clube, Homero Halila.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]