• Carregando...
Plateia do Paiol lotada para ouvir o debate entre Carneiro Neto, Paulo Rink e o Antônio Carlos Gomes sobre a Copa do Mundo | Pedro Serápio/ Gazeta do Povo
Plateia do Paiol lotada para ouvir o debate entre Carneiro Neto, Paulo Rink e o Antônio Carlos Gomes sobre a Copa do Mundo| Foto: Pedro Serápio/ Gazeta do Povo

"Não podemos confundir patriotismo com futebol, o amor pela pátria é uma coisa, a paixão pela seleção brasileira é outra". As palavras do articulista de Esportes Carneiro Neto abriram o Papo Universitário da Gazeta do Povo, ontem à noite, no Teatro Paiol. Além do colunista, o ex-jogador Paulo Rink e o doutor em treinamento desportivo Antônio Carlos Gomes conversaram com os estudantes sobre o impacto da Copa na vida de todos.

Durante o debate, foram discutidos temas como a paixão pelo futebol, a movimentação financeira em torno do esporte e como os jogos impactam na rotina das pessoas. "Na Alemanha há muito fanatismo também, mas nada que se compare com o Brasil. Aqui a gente comemora uma vitória por três dias", disse Paulo Rink, que é alemão naturalizado, viveu durante anos no país e chegou a defender a seleção germânica. "Mas, hoje, se tiver uma final entre Brasil e Alemanha, torço para o Brasil", confessa.

Sobre a paixão ainda, Gomes afirmou que em outros países, há uma frieza em relação aos esportes, o que não se vê no Brasil. "No exterior, a torcida prima pelo espetáculo. No Brasil queremos trucidar os adversários, extrapola o bom senso", define.

Sobre o fato de o futebol ser cada vez mais um negócio, o estudante Luciano César Fernan­­des indagou: até que ponto o business é aceitável? Para responder, Carneiro Neto afirmou que "no mundo moderno nada mais é amador" e no futebol não poderia ser diferente. "O futebol é um esporte caríssimo, os salários dos jogadores, o transporte, tudo é caro", justificou.

Depois de falarem sobre Jabulani, vuvuzelas e outros símbolos da Copa 2010, os participantes da plateia acabaram em um tema que muito interessa: a Copa de 2014, no Brasil. Muitos questionaram sobre os benefícios e os obstáculos que o país terá de enfrentar para sediar o evento. "Os estádios serão construídos, a Copa vai sair. Com os mesmos dramas da África, mas vai sair", alertou Carneiro Neto.

Cobertura ao vivo

O Blog Língua Solta da Gazeta do Povo e o Twitter do Vestibular fizeram a cobertura em tempo real do Papo Universitário. Para saber o que rolou no evento acesse www.gazetadopovo.com.br/vestibular.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]