• Carregando...

A participação da seleção brasileira na Copa do Mundo 2010 vai alterar o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais e de serviço. Confira qual é a programação para os dias de jogos do Brasil.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), cada banco deve fixar avisos ao público sobre os horários em suas dependências com 48 horas de antecedência. Veja como ficaram os horários:

- Brasil X Coreia do Norte15/06, às 15h30.

Horário de atendimento: das 8 às 14 horas, válido para agências das capitais, regiões metropolitanas e interior.

- Brasil X Costa do Marfim20/06, às 15h30

Não há expediente bancário

- Brasil X Portugal25/06, às 11 horas

Horário de atendimento: das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30, para agências do interior. Das 8h às 10h30 e das 14h às 16h, para capitais e regiões metropolitanas.

Correios

As agências dos Correios funcionam das 8h30 às 15 horas, nesta terça-feira (15).

Para o jogo do dia 25, que começa às 11 horas, as agências devem ficar fechadas entre as 10h30 e 13 horas.

Transporte público

A partir das 14 horas até próximo ao horário do início da partida, mais 350 ônibus farão um reforço no transporte coletivo. Durante o jogo e intervalo, as linhas continuam funcionando nos horários normais.

Prefeitura

A prefeitura também tem horários diferenciados. Nos dias em que os jogos começarem às 15h30, o funcionamento dos serviços será das 8 às 14 horas, sem intervalo para almoço. Para jogos que começarem às 11 horas, funciona das 8 às 10 horas e das 14 às 18 horas.

Esse mesmo esquema será válido para as unidades básicas de saúde. As pessoas que precisarem de atendimento médico devem procurar um dos oito Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUM), que funcionam 24 horas por dia e não fecharão durante os jogos. Para conferir os endereços, basta consultar o site da prefeitura.

Repartições estaduais

Circular emitida pela Casa Civil do governo do estado determina que as repartições estaduais funcionarão das 8 às 14 horas em dias de jogo do Brasil às 15h30. Nos dias em que o jogo for às 11 horas, as repartições funcionarão das 8 às 18 horas, mas com um intervalo entre as 10 e 14 horas. As repartições estaduais com serviços essenciais, como hospitais, funcionarão normalmente nos dias de jogos

Escolas

O funcionamento das escolas municipais de Curitiba fica a cargo de cada escola, desde que haja acordo com os pais e que não afete o calendário escolar.

O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR) orienta que cada escola decida como será o esquema de aulas. O sindicato sugere que as escolas ofereçam a opção de transmitir os jogos no próprio estabelecimento, porque muitos pais devem cumprir o horário de trabalho normalmente nestes dias.

As escolas estaduais também podem optar por um horário diferenciado. Neste caso, para as partidas que acontecerem às 11 horas, as aulas do turno da manhã serão das 7h30 às 10 horas e no turno da tarde, das 14 às 18 horas. Para as partidas disputadas às 15h30, as aulas no turno da tarde serão das 13 às 15 horas e o turno da manhã funciona normalmente. Os alunos que estudam no período noturno não terão alteração de horários.

As escolas que optarem pelo horário diferenciado devem compensar as horas que foram perdidas.

Comércio

Cada loja ou estabelecimento comercial é responsável pela definição do horário de funcionamento durante os jogos.

Cinema

A rede de cinemas Cinemark, responsável pela programação das salas dos Shoppings Mueller e Barigui em Curitiba, anunciou que vai alterar os horários de exibição nos dias de jogos. Para esta terça-feira (15), e para os demais jogos da seleção que começarem às 15h30, os cinemas abrem no horário normal e exibem filmes até as 13h30. As sessões entre 13h30 e 18 horas estão canceladas. A programação volta ao normal depois das 18 horas.

Para os dias em que os jogos acontecem às 11 horas, as sessões só começam a partir das 14 horas. Na primeira fase, dois jogos devem começar neste horário, no dia 19 e 25.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]