• Carregando...
 | Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Confira quem foram os "garotos" da Seleção nos cinco títulos mundiais:

1958 – Mazzola (19) e Pelé (17).

1962 – Pelé, Jurandir, Amarildo e Jair da Costa (21) e Coutinho (18).

1970 – Zé Maria (21), Leão, Clodoaldo, Edu e PC Caju (20) e Marco Antônio (19).

1994 – Ronaldo (17).

2002 – Kaká (20).

Se por um lado o técnico Dunga convocou 23 atletas para tentar a conquista do sexto título mundial da seleção brasileira, na África do Sul, em outra disputa o Brasil está seriamente desfalcado.

Oferecido desde a última edição do Mundial – na Alemanha, em 2006 – o prêmio de melhor jogador jovem do torneio (até 21 anos completos) não tem chance de ser brasileiro. Nenhum dos nomes da lista canarinha se encaixa no perfil necessário para concorrer ao troféu. O meio-campo Ramires, do alto de seus 23 anos de idade, é o mais novo da equipe.

Saiba quem são os mais jovens desta Copa

A falta de um "garoto" no elenco, no entanto, pode representar mais do que a simples ausência de um candidato tupiniquim ao prêmio da FIFA. Todas as vezes em que foi campeão mundial, o Brasil tinha pelo menos um atleta com até 21 anos no grupo.

Foi assim em 1958, na Suécia, com Pelé e Mazzola. Quatro anos mais tarde, no Chile, a equipe tinha cinco jovens destaques, incluindo o santista Coutinho e, mais uma vez, o rei do futebol. Na conquista do tricampeonato, no México, número recorde: seis atletas novatos.

Na Copa dos Estados Unidos, em 1994, Ronaldo, antes de ser fenômeno, não jogou, mas fazia parte do elenco tetracampeão. Na última vez que levantamos a taça, um quase desconhecido Kaká, então com 20 anos, era o mais jovem membro da família Scolari.

Quem sabe, em 2010, essa escrita não fica para trás com o hexacampeonato dos "velhinhos" de Dunga?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]