• Carregando...
O atacante Diego Forlán é  o principal nome do time uruguaio, que espera voltar a chegar a uma semifinal após 40 anos | Rodrigo Arangua/AFP
O atacante Diego Forlán é o principal nome do time uruguaio, que espera voltar a chegar a uma semifinal após 40 anos| Foto: Rodrigo Arangua/AFP

Gana

"Anfitriã" vai ao ataque para surpreender

Agência Estado

Representante do continente que restou na Copa do Mundo da África do Sul, Gana não quer se contentar "apenas" com as quartas de final. Contra o favorito Uruguai, os ganeses vão fazer aquilo que mais sabem e adoram: jogar no ataque.

Após o fracasso dos donos da casa, eliminados logo na primeira fase, Gana chamou para si a responsabilidade de atuar por todos os africanos e foi a única seleção do continente a passar de fase. Nas oitavas, ganhou dos Estados Unidos – a partida mobilizou os sul-africanos, que pararam seus serviços para acompanhar os minutos finais da dramática prorrogação e classificação.

"Quando uma equipe joga bem, ganha fãs em todo o mundo. E é normal que a gente tenha apoio dos africanos", disse o técnico sérvio Milovan Rajevac. "Estou orgulhoso por conseguir bons resultados", contou. "Acredito que todos agora respeitem Gana". O atacante Asamoah Gyan diz acreditar que chegou a hora de um africano avançar à semifinal. "Seria um momento histórico. É a chance de mostrar ao mundo o que podemos fazer. O continente todo está esperando por esse momento".

  • Veja a ficha técnica do jogo Uruguai X Gana
  • Veja comparativo entre as duas seleções

De um lado, um time que quer reviver seus grandes momentos no futebol e quebrar o tabu de 40 anos sem chegar às semifinais de um Mundial. De outro, uma equipe que igualou a melhor campanha de um país africano no torneio e que representará todo o continente. Uruguai e Gana decidem qual dos dois chegará à semifinal da Copa do Mundo da África do Sul hoje, às 15h30 (de Brasília), no Soccer City, em Johannesburgo. O vencedor será o adversário de Brasil ou Holanda, que vão se en­­frentar horas antes.

Bicampeão em 1930 e 1950, o fu­­tebol uruguaio caiu no ostracismo desde que chegou à semifinal da Copa de 1970, no Mé­­xico. Hoje tem a chance de reverter esse processo de decadência. "Sobram de­­dos da mão para contar os países com uma cultura futebolística co­­­mo a nossa", falou o técnico Oscar Tabárez. Gana ainda não tem a mesma tradição, mas chegou tão longe no Mundial quanto Ca­­ma­­­rões e Sene­­gal haviam conseguido em 1990 e 2002, respectivamente. Recorde que pode quebrar hoje.

Uruguai que chega ao confronto embalado, mas com o desfalque do zagueiro Godín, que sofreu uma lesão muscular durante a vitória sobre a Coreia do Sul e será substituído por Victorino. O treinador fará outra alteração, esta por decisão técnica: Álvaro Fer­­nández entra no lugar de Álvaro Pereira na ala esquerda.

Tabárez optou ainda por outra mudança, de posicionamento. O atacante Forlán, que vinha jogando no meio de campo desde a segunda rodada do Mundial, contra a África do Sul, voltará a fazer dupla de frente com Suárez. Desta forma, Cavani será recuado. "O grupo está consciente do que significa o futebol no nosso país. Uma das poucas coisas que une os uruguaios é o futebol", disse o capitão Lugano.

"Estamos tranquilos, cuidando para não dar um passo maior do que a perna", confirmou Forlán. Principal centro de criatividade do time, ele cobra pelo menos dedicação total dentro de campo. O cansaço pela temporada desgastante, ele pede para os companheiros deixarem para mais tarde. "Não interessa se estamos bem ou mal, porque nessa hora o fator psicológico influencia muito. Você acaba dando tudo para ir até o fim, sabendo que depois terá férias para descansar. Se estiver bem, ótimo. Se não estiver, deixe tudo no gramado, e pronto."

Os uruguaios sabem que atuarão com ampla maioria da torcida contra si, mas se dizem preparados. "Vamos ser mais visitantes do que nunca. Mas ao mesmo tempo podemos demonstrar quem so­­­mos e do que somos capazes", disse Fucile, lembrando que já enfrentaram essa adversidade nos jogos contra África do Sul e México na primeira fase.

Os ganeses admitem que em­­punharão a bandeira do continente. "É muito importante ganhar porque sabemos que os africanos estão orgulhosos de nós e estamos jogando por este solo", disse o capitão Mensah, que será desfalque por suspensão ao lado de Ayew. O técnico Milovan Raje­­vac tentou ti­­­rar a pressão do grupo. "Não te­­­mos obrigação, mas nos esforçaremos ao máximo para fazer história".

Ao vivo

Uruguai x Gana, às 15h30, na RPC TV, Band, BandSports, ESPN Brasil e SporTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]