• Carregando...
Jogadores de Portugal formam uma roda no centro do gramado do Nelson Mandela Bay: concentração e união antes da final antecipada contra a seleção de Costa do Marfim | Howard Burditt/Reuters
Jogadores de Portugal formam uma roda no centro do gramado do Nelson Mandela Bay: concentração e união antes da final antecipada contra a seleção de Costa do Marfim| Foto: Howard Burditt/Reuters

Estratégia

Queiroz cria nova versão da "família"

Agência Estado

Carlos Queiroz convive com a sombra de Luiz Felipe Scolari, o brasileiro que levou Portugal ao quarto lugar na Copa da Alemanha. Queiroz sabe que se não levar os portugueses a um resultado semelhante ao de quatro anos atrás será bombardeado por críticas. Para que tudo dê certo, entre outras coisas, também criou sua "família".

Apesar de ter na equipe um astro de primeira grandeza como Cristiano Ronaldo, o técnico português evita ao máximo possível citar algum atleta isoladamente. "Tenho 23 jogadores aptos para atuar. Todos estão com grande vontade de mostrar o futebol que trazem dentro deles", disse ontem, na entrevista coletiva que antecedeu ao jogo desta tarde.

É um discurso recorrente. Na semana passada, ao ser questionado se a fragilidade dos dois laterais que vinha utilizando como titular – Miguel na direita e Coentrão na esquerda –, não o deixava indeciso, Queiroz não se abalou. "Não tenho dúvidas. Tenho certezas, porque temos um grupo fantástico", disse. "Sei que todos estão bem preparados, determinados. A nossa certeza vem da coesão do grupo, da unidade, do espírito que demonstramos." O discurso ganhou a adesão de Cristiano Ronaldo. "Sozinho não se faz nada. Só juntos podemos ganhar alguma coisa", falou o astro.

  • Recuperado de lesão, Didier Drogba já treina com bola, mas segue sendo dúvida
  • Veja a ficha técnica do jogo Costa do Marfim X Portugal

O grupo G é apontado com o mais equilibrado da Copa do Mundo. E terá às 11 horas (de Bra­­sília) de hoje, no Estádio Nelson Man­­dela Bay, em Port Elizabeth, a sua primeira "final". Portugal e Costa do Marfim enfrentam-se sa­­bendo que o perdedor terá chances reduzidas de se classificar para as oitavas de final. No mínimo, terá de surpreender o Brasil. A fraca Co­­reia do Norte completa o quarteto de times.

"Acho que a primeira partida é mais importante que a última (contra o Brasil, no dia 25). Vencer o primeiro jogo é fundamental porque traz tranquilidade. Sabe­­mos que temos três confrontos e que duas vitórias classificam. E ganhar o primeiro tornaria tudo mais fácil", disse o meia Deco, um dos três brasileiros naturalizados que defendem a seleção lusitana– os outros são o zagueiro-volante Pepe e o atacante Liedson.

Portugal tentará na África do Sul ao menos repetir a campanha que fez na Alemanha, há quatro anos, quando chegou às semifinais e ficou em quarto lugar. "[Os jogadores] estão todos bem. É tempo de jogar, acabou a preparação. A única coisa importante para nós são os passes, movimentos bruscos, gols, atitude e espírito de jogo", afirmou o técnico Carlos Queiroz.

Como na Copa passada, o maior trunfo lusitano continua sendo Cristiano Ronaldo, jogador mais caro do mundo, mas que, no entanto, enfrenta um jejum: não marca gols há 16 jogos pela seleção. Na semana passada, o atacante se disse despreocupado com o fato. "Gols são como catchup. Quando começam a sair, vêm todos de uma vez", afirmou, sorridente. "Quero brilhar neste Mun­dial e acho que vou conseguir."

Os companheiros esforçam-se para minimizar o peso da responsabilidade da estrela do Real Ma­­drid. "Só podemos conseguir re­­sultados se todos da equipe estiverem bem. É importante que Cris­­tiano Ronaldo marque gols, mas isso não é o principal", disse Deco.

Se Portugal confia no poder de decisão de Cristiano Ronaldo, a Costa do Marfim não sabe se poderá contar com seu principal jogador, o atacante Didier Drogba. Ele se recupera de uma fratura no braço sofrida em um amistoso contra o Japão, há menos de duas semanas, e é dúvida. "Se Drogba jogará ou não eu não sei. Sou honesto quanto a isso, não sei mesmo. Provavelmente tomaremos uma decisão algumas horas antes do jogo. Mas acho que o único que pode definir isso é o próprio jogador", disse o técnico Sven Goran-Eriksson. "Ainda que ele não jogue, é o capitão do time e dirige muito bem o time", afirmou o volante Zokora.

Apesar da dúvida sobre a participação de Drogba, Costa do Mar­­fim tem um time experiente e com jogadores que atuam em grandes clubes europeus, como Kalou (Chelsea), Eboué (Arsenal), Yaya Touré (Barcelona) e Kolo Touré (Manchester City). O que pesa contra a equipe é o pouco tempo de trabalho de Eriksson, que assumiu o cargo apenas no começo de abril, dois meses antes do Mundial.

Ao vivo

Portugal x Costa do Marfim, às 11 horas, na RPC TV, Band, BandSports, SporTV e ESPN Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]