• Carregando...
Lycio Vellozo Ribas pesquisou por seis anos os aqruivos sobre Copas do Mundo | Divulgação / Rachel Ribas
Lycio Vellozo Ribas pesquisou por seis anos os aqruivos sobre Copas do Mundo| Foto: Divulgação / Rachel Ribas

Confira a entrevista que o autor deu ao Globo Esporte da RPC-TV

Quiz especial sobre Copa do Mundo

Além do livro, Lycio Vellozo Ribas colocou na internet o site "O Mundo das Copas" (www.mundodascopas.com.br). Lá é possível encontrar um quiz com 20 perguntas sobre a história dos mundiais de futebol. "Pouco conseguiu acertar as 20 questões", avisa o jornalista.

Além do quiz, notícias sobre Copa do Mundo, com informações históricas, também estão disponíveis.

Trazer os detalhes dos detalhes de 80 anos de mundiais de futebol, essa é a proposta do livro "O Mundo das Copas", do jornalista paranaense Lycio Vellozo Ribas, de 37 anos. O resultado final, apresentado em 608 páginas, traz estatísticas, escalações, placares, arbitragem e informações a respeito dos 708 jogos disputados até hoje em todas as Copas. "Levei seis anos para juntar todo material, pois quando se fala de Copa do Mundo, estamos falando de política. É preciso entender o contexto histórico de cada período para contar esses detalhes", explica o autor, em entrevista por telefone, à Gazeta do Povo.

O exemplo citado por Ribas é recente. Antes da Copa de 2002, na Coréia do Sul e Japão, o paranaense Kléberson, titular da seleção comandada por Felipão. Segundo o jornalista, com base em suas pesquisas e análise de comportamento dos envolvidos, o então jogador do Atlético teria perdido a posição para Juninho Paulista por pressão política, pois não havia jogadores de clubes cariocas na seleção. Juninho, na época, defendia o Flamengo.

No entanto, Kléberson recuperaria seu lugar com atuações de destaque nos jogos decisivos daquele mundial. "Esses detalhes a gente só percebe quando assiste várias vezes aos jogos. Eu nunca estive numa Copa do Mundo, mas tive o privilégio de assistir muitas partidas pela tevê", explica. Lycio colocou na mesa o seu acervo de fitas VHS com jogos e detalhes de partidas memoráveis, como a final de 1970, no México. "Revendo várias vezes aquela partida, a gente percebe que a Itália fez um jogo equilibrado com o Brasil, apesar de perder por 4 a 1. As pessoas sempre falam que o Brasil passou por cima e não foi bem assim", analisa.

Aliás, é de um jogador daquele time campeão de 70 que saiu o prefácio do livro. Tostão, hoje comentarista esportivo e colunista da Gazeta do Povo, escreve nas primeiras páginas de "O Mundo das Copas".

O jornalista lembra detalhes da negociação com o ex-ídolo, que também fez história com a camisa do Cruzeiro. "Eu consegui o contato telefônico do Tostão. Ele é uma pessoa muito reservada. Então ele pediu que enviasse um capítulo do livro. Mandei, ele leu, gostou e pediu mais um pouco. Mandei um capítulo sobre a Copa de 70, que ele jogou. Para minha satisfação ele gostou e mandou o prefácio."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]