• Carregando...
Diego Maradona, técnico da Argentina, durante entrevista coletiva antes do jogo com o México: bem ao seu estilo, ele abusou das ironias e cobrou um pedido de desculpas da imprensa | Enrique Marcarian/Reuters
Diego Maradona, técnico da Argentina, durante entrevista coletiva antes do jogo com o México: bem ao seu estilo, ele abusou das ironias e cobrou um pedido de desculpas da imprensa| Foto: Enrique Marcarian/Reuters
  • Confira a ficha técnica do jogo entre Argentina e México
  • Veja o comparativo entre as seleções

Há oito meses, a Argentina garantiu a classificação para a Copa com um gol de rebote, feito a seis minutos do fim e por um volante. Após o jogo, o técnico Maradona ofendia jornalistas. Agora, é uma das duas equipes que chegaram às oitavas de final com três vitórias em três jogos e grande favorita diante do México, hoje, em Johannesburgo. Seu treinador diz não ter rancor, embora ainda alfinete repórteres.

"Não é fácil sair do seu país criticado, chegar aqui como um time horrível. E, depois de três vitórias, virar um time incrível. Hoje, endeusam na Argentina jogadores que muitos diziam que não mereciam estar aqui. Acho que merecemos um pedido de desculpas. Admitir que está errado não é feio", discursou Dieguito ontem.

A mudança começou nos bastidores, até se transferir para o gramado, com a consolidação de uma equipe. No amistoso contra a Alemanha, em março, o ofensivo Maradona recuou a Argentina. Optou por um esquema cauteloso e venceu por 1 a 0. Em paralelo, passou a ter conversas com os jogadores, principalmente Messi. Isso se intensificou com a apresentação dos convocados, em maio. É seu costume relatar a eles esperiências que viveu em Copas.

Aos poucos, a autoestima, tão importante em outras ocasiões, reapareceu. Mais confiante, Mara­­ dona trocou um jogador defensivo por um atacante: Tevez entrou no lugar de Otamendi.

Três partidas e sete gols depois, ele está otimista. Espera apenas o astro Messi desencantar. Apesar de jogar bem, o camisa 10 ainda não balançou a rede na África do Sul. Após acertar a trave no jogo com a Grécia, Maradona deu o tradicional show na beira do campo, se jogando no gramado.

E Messi já tentou muito. Foi o campeão de tentativas de finalizações na primeira fase. Por ora, se mostra tranquilo. "Não ter marcado gol não me preocupa, embora eu quisesse muito ter feito. Mas ele vai chegar, é questão de tempo. O importante é manter este nível de jogo e que a equipe vença. Tomara que o gol aconteça contra o México."

Apesar de Maradona não admitir, apenas a insegurança defensiva preocupa. Tanto que pode fazer mudanças. Uma delas seria acabar com a improvisação do meia Jonás Gutiérrez na lateral direita. Ota­­mendi entraria no setor. Outro teste nos treinos foi a troca de Verón por Maxi Rodríguez. Já o zagueiro Samuel, que se machucou na segunda partida, pode ser poupado. Burdisso continuaria no time. "Quem te falou isso?", brincou o técnico ao ser perguntado por um repórter sobre as possíveis mudanças, mantendo o mistério.

AO VIVO

Argentina x México, às 15h30, na RPC TV, Band, BandSports, SporTV e ESPN Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]