• Carregando...
Dunga tem sorte contra o time laranja: são dois confrontos em Copa (94 e 98) e duas vitórias dramáticas | Valterci Santos/Gazeta do Povo – enviado especial
Dunga tem sorte contra o time laranja: são dois confrontos em Copa (94 e 98) e duas vitórias dramáticas| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo – enviado especial

Dunga espera partida aberta com Holanda

O técnico Dunga disse que espera ver em campo uma Holanda ofensiva contra o Brasil. Na opinião do treinador, as seleções vão se arriscar mais, já que o jogo é eliminatório. "Esperamos que seja uma partida aberta. Como são partidas eliminatórias, as equipes não podem ficar apenas se defendendo. Esperamos que seja uma partida bonita para assistir", declarou.

"Agora, quando o adversário vem para jogar, é melhor para o futebol, melhor para o espetáculo. Se tiver espaço para jogar, é melhor para a gente", acrescentou.

Dunga afirmou também que a partida pode ser a melhor do Mundial sul-africano. "Porque as duas equipes tentam jogar, fazem aquilo que todos nós gostamos. Tentam o drible, a jogada individual. Quando as duas equipes jogam dessa forma, o espetáculo fica bom", argumentou o treinador.

Apesar da qualidade técnica do time rival, Dunga afirmou que não vai alterar o esquema tático da equipe para o confronto. "Não podemos inventar uma tática para cada partida, temos uma forma de jogar. É normal estudar, analisar os pontos fortes dos adversários e como marcá-los", explicou.

  • Veja comparativo entre Holanda e Brasil

O técnico Dunga não ficou calado diante das críticas do craque holandês Johan Cruyff, astro do Carrossel Holandês na Copa de 74, sobre o futebol apresentado pelo Brasil nesta Copa.

O herói dos rivais de hoje (11 ho­ras de Bra­sília), na partida pe­­las quartas de final da Copa, falou que não pagaria ingresso para ver os jogos da seleção brasileira atual. Com a autoridade de ser o maior jogador de todos os tempos da Laranja Mecânica, o ex-atleta exige um futebol show do Brasil.

"Quando falamos em Brasil, pensamos em jogadores como Gerson, Tostão, Falcão, Zico ou Sócrates... Agora temos o contrário, com Gilberto (Silva), Felipe Melo, Michel Bastos e Júlio Baptista. Não acredito que os espectadores devam pagar ingresso para vê-los", disse Cruyff ao jornal britânico Daily Mirror.

A resposta veio em tom irônico e com cara de poucos amigos na bancada de coletivas. Bem ao seu estilo, Dunga jamais aceita esse tipo de opinião contrária. Ainda mais vindo de alguém de um país que será adversário da seleção brasileira em uma fase eliminatória da Copa.

"Ele [Cruyff] deve ter ingresso de graça. Por isso ele não paga. Ele pode escolher as partidas para ver. Na democracia você escolhe os jogos que quer e vai assistir. Ele deve ter ingressos de graça da Fifa e por isso não vai comprar", respondeu o treinador brasileiro.

Apesar da discordância, mais à frente da entrevista, o comandante da equipe verde e amarela diminuiu o tom e afirmou que pagaria para ver a atual Holanda jogar. Claro, antes de responder ao questionamento de maneira séria, fez uma brincadeira.

"Sou pão-duro, vejo os jogos pela televisão", afirmou o treinador brasileiro. "Temos sempre jogadores de qualidade em todos os países. É um espetáculo único, que acontece de quatro em quatro anos. Eu pagaria sem dúvida", retificou, elogiando o torneio da Fifa.

Mas o astro dos anos 70 também desagradou ao técnico ho­­landês Bert van Marwijk. "Ele [Cruyff] sempre tem uma opinião forte. Hoje, ele gosta do estilo espanhol, mas a Espanha também tem problemas. Só quando fez o gol contra Portugal é que começou a jogar bem e controlar a partida", comentou o treinador da seleção holandesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]