• Carregando...
Neymar tem moral com torcedores e cronistas. Só falta agradar ao técnico Dunga | Davi Ribeiro / A Tribuna
Neymar tem moral com torcedores e cronistas. Só falta agradar ao técnico Dunga| Foto: Davi Ribeiro / A Tribuna

Ganso pega embalo de Neymar

A pergunta feita aos entrevistados foi: Você levaria o Neymar para Copa? A resposta era quase sempre afirmativa e trazia à tona o nome de outro destaque santista: Paulo Henrique Ganso. Para alguns, o meia seria até mais útil à seleção de Dunga, principalmente por causa da condição física de Kaká – o principal jogador da equipe.

"O Ganso, para mim, é um craque. É o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro", elogia Luiz Cláudio Soares, editor da Gazeta do Povo. "Eu levaria o Neymar, mas levaria mesmo o Ganso. Este sim poderia fazer uma baita diferença", completa o chamado Capitão Hidalgo, comentarista do programa Show de Bola, da Rede Massa.

Ganso tem sido um dos principais destaques do time comandado por Dorival Júnior e já foi convocado para as seleções de base do Brasil.(A.B)

ENQUETE: Você levaria Neymar e Ganso para a Copa da África do Sul?

  • Ganso é apontado por alguns especialistas como mais capaz que Neymar para ajudar a seleção

O clamor nacional, as contusões de Kaká, os problemas pessoais de Adriano Imperador, a falta criatividade do meio-campo da seleção brasileira aumentam a cada dia a expectativa de que Neymar, atacante do Santos, esteja na Copa do Mundo de 2010. Enquanto o técnico Dunga faz mistério e evita comentar as atuações de encher os olhos do menino da Vila, a Gazeta do Povo tentou desvendar este mistério antes da convocação final, marcada para terça-feira (11 de maio).

Para isso, a Gazeta do Povo colheu a opinião de colunistas, repórteres e comentaristas do universo esportivo paranaense. A maioria endossa a importância de Neymar para o time que buscará o hexa na África do Sul. O Nome dele é praticamente uma unanimidade. "É o futebol alegre, competente e goleador... A seleção é para os melhores, por isso ele merece estar lá", diz o colunista da Gazeta, Airton Cordeiro.

INTERATIVIDADE: E você, leitor: levaria Neymar e Ganso para a Copa? Participe!

"Ele poderia ficar como um elemento surpresa. Assim como foi o Bismark, em 1990, na Itália, e o Ronaldo, em 1994, no Estados Unidos. Eles não jogaram, mas sentiram o clima de estar no grupo. Isso é muito importante", emenda Édson Militão, também colunista da Gazeta, que vai à Copa do Mundo africana.

Porém, a passagem de Dunga pela seleção tem sido marcada pela manutenção de uma espécie de "grupo de confiança", formado por jogadores que ajudaram o treinador a conquistar os títulos da Copa América e Copa das Confederações. Neste bolo aparece Robinho, companheiro de Neymar no Peixe. Mesmo assim, segundo o colunista da Gazeta, Carneiro Neto, o treinador precisa mudar esse pensamento para não colocar a disputa da taça em risco. "Só se o Dunga quiser um time de amigos, ele não leva Neymar", aposta.

Uma coisa é certa: Dunga tem privilegiado jogadores que estão com ele desde o início do trabalho em 2006, após o fracasso na Copa da Alemanha. O goleiro Doni, reserva do brasileiro Júlio Sérgio na Roma, é presença constante nas convocações. Por isso, Neymar pode ter perdido o passaporte para o Mundial. "O Dunga perdeu a chance de convocá-lo no amistoso contra a Irlanda, era a chance de saber como ele se comportaria", analisou o editor do Jornal do Estado, Lycio Vellozo Ribas, autor do livro o Mundo das Copas.

Confira a seguir os depoimentos completos de todos os entrevistados pela reportagem da Gazeta do Povo:

Airton Cordeiro, colunista da Gazeta do Povo – "O nome dele é praticamente uma unanimidade. É futebol alegre, competente e goleador. Há um clamor público. A seleção é para os melhores, ele merece estar lá. A convocação dele esta para do Pelé em 1958. O Neymar é jogador que tem um astral alto, mas ele tem um talento bastante grande."

Édson Militão, colunista da Gazeta do Povo durante a Copa do Mundo – "Eu, se fosse o Dunga levaria o Neymar. Ele poderia ficar como um elemento surpresa. Assim como foi o Bismark, em 1990, na Itália, e o Ronaldo, em 1994, no Estados Unidos. Eles não jogaram, mas sentiram o clima de estar no grupo. Isso é muito importante. Com o Kaká, em 2002, foi a mesma coisa. Acho que seria um opção importante. O Dunga tem hoje uns 15 jogadores de confiança. As outras vagas estão em abertas. O grupo está fechado nesses 15. Não acredito que a presença de algum nome de última hora possa atrapalhar a seleção."

Linhares Júnior, colunista da Gazeta do Povo e narrador do canal SporTV. "Eu acho que deve levar, não só ele mas também o Ganso Seriam as novidades em um time extremamente previsível. Os dois serviriam para mudar o time. Robinho, Neymar e Ganso,estão entrosados e isso é importante em um torneio de tiro curto como é a Copa do Mundo. Neymar e ganso não são mais promessas, são afirmações. No entanto, acho que o Dunga vai fazer o mesmo que o Parreira em 1994. Ele se comprometeu com o grupo que garantiu o emprego dele na época e não teve surpresas na convocação."

Silvio Rauth Filho, repórter do Jornal do Estado – "Eu acho injusto levá-lo, O Neymar não foi testado na seleção, a gente não sabe como ele vai reagir. Ano passado, ele teve alguns lampejos, mas isso é pouco, pois toda Copa tem uma comoção para levar algum jogador e não é tão simples assim. Há três meses pediam o Ronaldinho Gaúcho, agora ninguém mais fala o nome dele. Uma Copa é o resultado de um ciclo de quatro anos e o Dunga está sendo coerente com isso. Se tivesse cinco amistosos para testar o jogador, quem sabe."

Luiz Claudio Soares, editor da Gazeta do Povo – "Eu convocaria mesmo que fosse para ser reserva, assim como foi o Ronaldo em 1994. O Neymar precisa ganhar experiência e essa é melhor chance. Jogar ele sabe, assim como Ganso. O Ganso, para mim, é um craque, é o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro. Inteligente e habilidoso, daria uma dupla perfeita com o Kaká na seleção. O Ganso está um degrau acima do Neymar, pois é um jogador pronto."

Lycio Vellozo Ribas, editor do Jornal do Estado - "Eu acho que seria incoerente chamá-lo agora. É um jogador que ainda não foi testado. O Dunga perdeu a chance de convocá-lo no amistoso contra a Irlanda, era a chance de saber como ele se comportaria. Para o Neymar jogar, ele teria de tirar o Robinho, isso ele não vai fazer porque Robinho praticamente garantiu o emprego dele na seleção."

Capitão Hidalgo, comentarista do Show de Bola da Rede Massa - "Seria mais para dar experiência, um preparo para 2014. Não sabemos a condição real do Kaká. E se ele não estiver bem, quem vai jogar? Eu levaria o Neymar, mas levaria mesmo o Ganso. Este sim poderia fazer uma baita diferença."

Carneiro Neto, colunista da Gazeta do Povo e comentarista da rádio CBN-Curitiba - "Se o Robinho vai, imagine o resto. O Dunga não é bobo, ele sabe que é fundamental a presença Ganso e do Neymar na seleção para fazer um time competitivo. Só se o Dunga quiser um time de amigos ele não leva. Robinho, Neymar e Ganso são necessários para montar um time competitivo. É momento deles. É como dizia o João Saldanha (ex-técnico da seleção brasileira) Jogador bom é jogador com fome."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]