• Carregando...
Um dos quartos reservados à seleção brasileira durante a estada no CT do Caju | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Um dos quartos reservados à seleção brasileira durante a estada no CT do Caju| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
  • O centro médico atleticano, um dos pontos decisivos na escolha de Dunga pelo local
  • Refeitório no CT do Caju ficará totalmente à disposição da CBF no início da tarde de sexta-feira
  • Sala de jogos e vídeo, além da piscina térmica, ajudará na recreação dos selecionados em Curitiba
Veja também

Nos seis dias em que estará no CT do Caju a seleção brasileira fará uma pequena pré-temporada para a Copa do Mundo. Duas datas estão totalmente reservadas para exames médicos e as outras quatro serão preenchidas com avaliações físicas. Não existe confirmação se o primeiro treino com bola será em Curitiba – o time de Dunga fica na cidade entre 21 e 26 deste mês.

Para a análise clínica dos jogadores estão previstos exames ortopédicos, oftalmológicos, otorrinos, cardíacos e de sangue. Os jogadores também serão submetidos a teste de esforço e avaliações isocinéticas (úteis para conhecer precisamente a potência muscular dos atletas).

Como tudo que é necessário para a equipe existe no Cecap (Centro de Reabilitação do Atleta Profissional), instalado dentro do Caju, os selecionados nem precisarão deixar a propriedade atleticana. Somente uma contusão ou problema de saúde pode causar uma mudança de planos.

"Temos tudo que a seleção precisa. Não há porque saírem daqui", aponta Edílson Thiele, coordenador médico do Furacão, requisitado por José Luís Runco (médico da CBF) para auxiliar nas avaliações.

Há uma semana, Runco já es­­teve no Cecap participando do Con­­gresso Internacional de Me­­dicina do Futebol. O médico também trabalhou na última passagem do time canarinho pelo Caju em 2001.

"Tivemos o prazer de conhecer o Centro de Treinamento do Atlé­­tico há alguns anos. Quando se iniciou a perspectiva de fazer a preparação para a Copa do Mundo fora da Granja Comary, concluímos que o melhor lugar, o mais preparado era aqui", avalizou Runco durante o congresso.

Além da parte médica, várias outras áreas dentro dos 220 mil metros quadrados do CT (dos quais 13 mil m² construídos) serão utilizados por Kaká e companhia. Ao todo, são oito campos oficiais e mais um mini-campo para treinamento de goleiros. Também há duas piscinas (aquecida e outra com temperatura ambiente), academia, centro de lazer e re­­fei­­­tório com cozinha internacional.

Ao lado do saguão principal, fica o hotel de alto padrão que será utilizado por Dunga e pelos seus comandados. São 40 quartos duplos e duas suítes. Também há um auditório para 180 pessoas e uma sala de reuniões menor com 30 assentos. Provavelmente nesse espaço serão realizadas as primeiras conversas da comissão técnica com os atletas. A premiação pela eventual conquista do Mundial deve ser decidida nesse local.

As atrações do CT do Caju que motivaram a escolha da CBF estão expondo o Atlético com toda força na mídia nacional. A exposição só não é 100% porque durante a estada do time nacional o clube é proibido de expor a marca de seus pa­­trocinadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]