• Carregando...

A Eskom, companhia de energia elétrica da África do Sul, teme um apagão durante a Copa do Mundo. E, para tentar evitar isso, mandou um recado aos moradores nesta terça-feira. No período do Mundial, que vai de 11 de junho a 11 de julho, a recomendação é para que cada casa deixe apenas uma televisão ligada e uma lâmpada acesa.

Casos de queda de energia são comuns no país. Há cerca de três anos, para impedir um colapso no sistema, o governo implantou um esquema de rodízio: todos os dias cada região da África do Sul ficava sem luz por quatro horas. A principal fonte de energia dos sul-africanos vem de termoelétricas, abastecidas com carvão.

A expectativa é que durante a Copa do Mundo cerca de 300 mil pessoas desembarquem na África do Sul para acompanhar os jogos. Além disso, devido à mobilização local, o interesse em assistir aos jogos pela TV será muito grande. Com isso, o consumo de energia elétrica vai disparar. A companhia responsável pelo sistema investiu 3 bilhões de rands (equivalente a R$ 711 milhões) para tentar sanar possíveis apagões. Para piorar, por ser inverno na época do Mundial de futebol, as residências já utilizarão mais energia para ligar os seus aquecedores.

Um dos jornais de Joanesburgo usou a seguinte manchete para ilustrar o caso: "Uma nação. Uma TV. Uma lâmpada".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]