Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Organização

Amigos de Teixeira são favorecidos

Bom relacionamento de políticos locais com o presidente da CBF coloca Belo Horizonte e Fortaleza duas vezes no caminho da seleção

Veja também

O aspecto político ficou bem evidente na divisão dos jogos da Copa do Mundo de 2014. A tabela, divulgada ontem, projetou a seleção brasileira para jogar mais vezes nas cidades em que o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, possui maior relacionamento com políticos da região.

Tanto Minas Gerais do senador e ex-governador Aécio Neves (PSDB) quanto o Ceará do ex-presidenciável e deputado federal Ciro Gomes (PSB) podem receber o time de Mano Menezes duas vezes, mais do que a sede da abertura, São Paulo, e também do que as sedes mais utilizadas ao longo do torneio brasileiro, Rio e Brasília.

Na primeira fase, depois de atuar no Itaquerão, em São Paulo (12 de junho), o Brasil vai jogar em Fortaleza (17 de junho) e Brasília (23 de junho). Se a seleção for a primeira colocada do seu grupo, hipótese mais provável, jogará as oitavas de final em Belo Horizonte, no dia 28 de junho. Nas quartas, voltaria a Fortaleza (4 de julho) e, na semifinal, retornaria a Belo Horizonte (8 de julho). A final está marcada para o Maracanã, no Rio, em 13 de julho – única possível apresentação brasileira no palco carioca, fato não explicado por Ricardo Teixeira.

A Fifa resolveu desafiar a precariedade do sistema aéreo brasileiro. Na tabela divulgada on­­tem, a Confederação Brasi­­leira de Futebol (CBF) não agrupou as seleções em uma só re­­gião do país, para diminuir os deslocamentos de cada equipe. Assim, será possível uma mesma equipe viajar longas distâncias e sofrer com a variação climática.

Será o caso, por exemplo, da equipe que será designada para o número 4 do grupo E. Essa seleção vai jogar no dia 20 de junho em Curitiba, onde os termômetros se aproximam de 0 grau nesta época do ano. Cinco dias depois, vai atuar em Manaus, a mais de 2 mil quilômetros de distância e seguramente com mais de 30 graus.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.