• Carregando...

Aéreas só venderão voos após analisar slots

As empresas aéreas ainda deverão analisar os voos aprovados e efetuar eventuais ajustes em sua malha e, somente após esse processo, é que deverão adicionar os novos trechos em seus sistemas de venda, informou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

De acordo com a entidade, que representa as quatro maiores empresas aéreas nacionais (TAM, Gol, Azul e Avianca), as companhias poderão não efetuar todas as mudanças de uma só vez e inserir novos voos e horários a partir das próximas semanas.

Leia mais

Infraero promete terminar até maio obras de ampliação do embarque de passageiros no Afonso Pena

Além dos novos voos partindo ou chegando do Aeroporto Internacional Afonso Pena, turistas que passarem pelo local encontrarão mudanças no terminal de passageiros. A Infraero anunciou nesta quinta-feira (16) que, até maio, vai concluir a ampliação do conector de embarque, que ganhará três novas pontes (aumentando o número para nove) e mais dois novos balcões de check-in (aumentando o número para 32).

Com as melhorias, o terminal ampliará sua capacidade de 7,9 milhões para 8,5 milhões de passageiros por ano -- o suficiente para atender a demanda prevista para a Copa, segundo a Infraero.

Quase 2.000 novos voos serão incluídos na malha aérea brasileira durante a Copa do Mundo para atender a demanda dos torcedores, entre 6 de junho e 20 de julho, ou seja, uma semana antes e uma semana depois do início e término dos jogos. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as empresas aéreas solicitaram e conseguiram a inclusão de 1.973 novos voos e 78.027 alterações em trechos já existentes, para adaptação de horários ou rota.

O reforço dos novos voos deve ser direcionado para 25 aeroportos do país, incluindo os 12 que ficam nas cidades-sede dos jogos, como o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais - cidade na Região Metropolitana de Curitiba. Os outros 13 estão localizados até 200 quilômetros de distância dessas cidades -- entre eles está o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC). A relação na íntegra de todos os novos voos não foi divulgada pela Anac.

Segundo o diretor-presidente da agência, Marcelo Guaranys, o número maior de voos não excede a capacidade dos aeroportos e nem deve prejudicar os torcedores que estiverem viajando nesse período. "A condição de aprovação é a capacidade do aeroporto, de pista, pátio e terminais. Não há nenhum horário [nos aeroportos] com mais voos que a capacidade do aeroporto. Claro que teremos horários de pico, como no Natal", disse.

Ainda segundo Guaranys, há uma expectativa de que esse aumento represente redução de preço para os consumidores. "Adequados os dias e locais das partidas, com maior oferta, isso irá permitir que os preços finais possam cair para o consumidor final. Esperamos isso", afirmou. Segundo ele, apenas 4% dos assentos foram vendidos para esse período até agora.

Todas as solicitações de slots foram autorizadas

A Agência Nacional de Aviação Civil afirma ter autorizado todas as solicitações de slots (horários de chegadas e partidas) para voos regulares para o período da Copa do Mundo 2014, que compreende o período de 6 de junho a 20 de julho, informou a agência por meio de nota. Como a agência já havia divulgado, foram solicitados mais de 160 mil slots, o que representa aproximadamente 80 mil voos incluídos ou alterados para o período. Dentro desse número incluem-se 1.973 novos voos.

As companhias aéreas ainda deverão analisar as autorizações concedidas para solicitar ajustes necessários e consolidar a malha (leia ao lado). Novos slots poderão ser pedidos, sempre de acordo com a capacidade dos aeroportos, e os horários disponíveis ainda poderão vir a ser alocados. "As empresas que não tiveram um determinado pedido de slot contemplado sempre poderão optar por alternativas apresentadas pela Anac quando não se tratar de um aeroporto plenamente ocupado. Ou seja, sempre que houver infraestrutura para o processamento do voo e o horário solicitado não estiver disponível, a agência oferecerá outras opções", informou.

Após o sorteio dos jogos da Copa, em 6 de dezembro, as companhias aéreas avaliaram as necessidades de ajuste em suas malhas e tiveram até 20 de dezembro para apresentar alteração ou inclusão de seus horários de partidas para voos regulares, tendo como base a malha vigente no período de 13 de junho a 13 de julho deste ano (malha de inverno).

Voos não regulares

A Anac também informou que a partir de agora terá início o processo de alocação de slots para voos não regulares para cobertura do período dos jogos da fase de grupos (1ª fase) do Mundial, cujo calendário já estará definido. Segundo a agência, apenas em 24 de junho será aberto prazo para solicitação de slots para voos não regulares para a fase eliminatória, uma vez que a definição desses jogos dependerá da fase anterior.

A agência não informou quais serão os procedimentos para solicitação de slots para aviação geral nos 25 aeroportos coordenados e justificou que essa demanda é observada apenas em data próxima ao início do evento.

Veja quais foram os principais pedidos das empresas aéreas:

As cinco principais rotas:

1 - Galeão (RJ) - Ezeiza (Argentina), com novos 262 voos2 - Brasília (DF) - Guarulhos (SP), com 288 novos voos3 - Fortaleza (CE) - Guarulhos (SP), com 205 novos voos4 - Santos Dumont (RJ) - Viracopos (SP), com 284 voos novos5 - Galeão (RJ) - Aeroparque (Argentina), com 242

Rotas mais procuradas dentro do país:

1 - Brasília (DF) - Guarulhos (SP), com 288 novos voos2- Fortaleza (CE) - Guarulhos (SP), com 2053 - Santos Dumont (RJ) - Campinas (SP), com inclusão de 284 voos4 - Natal (RN) - Guarulhos (SP), com 1055 - Recife (PE) - Guarulhos (SP), com 59 novos voos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]