• Carregando...
No dia do jogo-teste, o designer Paulo Peruzzo foi impedido de entrar em casa por um policial | Brunno Covello/ Gazeta do Povo
No dia do jogo-teste, o designer Paulo Peruzzo foi impedido de entrar em casa por um policial| Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo

Abrangência

O entorno da Arena com res­trição de acesso para visitantes e moradores compreende os trechos: Rua Des. Westphalen (entre Avenida Silva Jardim e Rua Chile); Rua Chile (entre Rua Des. Westphalen e Avenida Água Verde); Avenida Água Verde (entre Rua Chile e Rua Bento Viana); Rua Bento Viana (entre Avenida Água Verde e Avenida Silva Jardim); Avenida Silva Jardim (entre Rua Bento Viana e Rua Des Westphalen).

A pouco mais de um mês para o primeiro jogo da Copa do Mundo em Curitiba, moradores e comerciantes da região da Arena da Baixada se dizem isolados do planejamento para o evento. Desde o jogo-teste entre Atlético e J.Malucelli, realizado em 29 de março, quando muitos moradores foram barrados e obrigados por policiais militares a deixarem seus carros onde estavam para buscar comprovantes de residência, se passaram 32 dias. Nessa terça-feira, após a reportagem solicitar informações sobre o tema, a prefeitura de Curitiba lançou, em seu site da Copa, as normas para o credenciamento de moradores e comerciantes que precisem circular na área que será bloqueada para os jogos.

"No dia do jogo-teste, eu estava chegando a umas cinco quadras de casa e me pararam perguntando se tinha comprovante de residência [para poder passar]", conta o designer Paulo Peruzzo, que foi uma das pessoas da vizinhança barradas. "Vi muitas pessoas como eu ali, esperando", comenta. Quando disse que deixaria o carro ali para buscar o comprovante, o policial afirmou que mandaria guinchar seu veículo. "O policial ainda foi irônico e disse que, se eu tivesse um ingresso vip, poderia ir", reclama Peruzzo.

Os comerciantes da região também temem a desorganização do evento. Não sabem como seus funcionários poderão circular durante os jogos. "Já devia ter havido uma reunião, explicando como tudo vai ser. Há um descaso real com os moradores e comerciantes da região", reclama o empresário Rubens de Figueiredo Neves, proprietário do bar Colarinho.

Para o secretário municipal de Relações com a Comunidade, Caíque Ferrante, o tempo até o próximo evento teste da Arena – previsto para 14 de maio – será suficiente para avisar todas as pessoas que circulam na região. "Nós tivemos uma série de circunstâncias que só nos deixaram fazer o cadastramento a partir da agora. Tivemos de conversar com Polícia Federal, Polícia Militar, Exército, organismos internacionais como a Fifa. Tem várias coisas que a gente vai ter de seguir", explica. O primeiro jogo do Mundial está marcado para 16 de junho.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar disse que está capacitando a corporação para os jogos dentro dos preceitos de polícia comunitária.

Credenciamento

A partir de hoje, comerciantes e moradores da região da Arena poderão começar a se cadastrar no Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), pelo endereço www.ippuc.org.br/copacredenciamentoentorno/credenciamento.php. Depois disso, a partir de 15 de maio, será possível retirar a credencial em uma central de cadastramento que começa a funcionar na semana que vem na Praça Ouvidor Pardinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]