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Fred e Neymar travaram uma batalha de game em um dos estandes de patrocinadores da CBF | Albari Rosa, enviado especial/ Gazeta do Povo
Fred e Neymar travaram uma batalha de game em um dos estandes de patrocinadores da CBF| Foto: Albari Rosa, enviado especial/ Gazeta do Povo

A Granja Comary não abriu as portas apenas para a seleção brasileira. Desde ontem, com a chegada da equipe ao centro de treinamento, um circo publicitário passou a operar no local, exibindo marcas de sete patrocinadoras da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Promoção em ambiente de Copa do Mundo para empresas que não participam do evento, mas são concorrentes dos apoiadores da Fifa. Um drible nas normas da entidade, que proíbe qualquer referência ao Mundial em produtos fora do seu portfólio.

Presente em Teresópolis, a Gillete (higiene pessoal) disputa o mercado com a Johnson & Johnson, patrocinadora da Copa. "Nossa expectativa é estar ao lado do time do técnico Felipão em todos os desafios", diz Thiago Icassati, diretor de marketing da Gillette.

Ariel (detergente), Vivo (telefonia), Samsung (eletrônicos), EF English Town (escola de inglês), Nestlé (alimentos) e Unimed Seguros completam a lista dos artigos instalados sob a tenda do setor de imprensa, que também são expostos em placas ao redor do gramado e em banners nas entrevistas.

"A CBF nos informou e consideramos uma ótima oportunidade de ativação da marca e de receber os clientes mesmo não estando no Mundial", declarou Henrique Dias, superintendente de marketing da Unimed Seguros.

O grupo representa cerca de R$ 100 milhões dos mais de R$ 324 milhões que a CBF vai arrecadar em patrocínios durante 2014, cifra recorde. Ao todo, são 14 empresas.

A opção do Brasil por realizar os treinamentos na Granja ao longo de toda a participação na Copa foi fundamental para o acerto comercial. Caso os brasileiros alcancem a decisão serão 50 dias de exposição.

A ação de marketing contou ainda com o reforço dos jogadores do Brasil como garotos-propagandas. Os atletas chegaram no fim da manhã à região serrana do Rio de Janeiro e, já no início da tarde, foram convocados para circular nos estandes.

Antes os boleiros ouviram as justificativas do técnico Luiz Felipe Scolari. "O Felipão explicou como seria a visita, o motivo de acontecer agora", revelou o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira.

Por cerca de 15 minutos, todos os 23 selecionados e a comissão técnica cumprimentaram executivos, posaram com modelos para fotos, distribuíram autógrafos e experimentaram as atrações, como uma minilavanderia e uma barbearia.

O espaço mais concorrido foi o da seguradora. Ali, Fred e Neymar travaram um animado duelo de videogame. A aparição pôde ser acompanhada apenas por fotógrafos e cinegrafistas, repórteres ficaram de fora. Todos os profissionais poderão utilizar os serviços durante a Copa.

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