• Carregando...
Estádio Pedro Basso recebeu melhorias, do gramado aos vestiários, sob a fiscalização de emissários da Fifa | Christian Rizzi/ Gazeta do Povo
Estádio Pedro Basso recebeu melhorias, do gramado aos vestiários, sob a fiscalização de emissários da Fifa| Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo

Apesar de não ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo, Foz do Iguaçu está vivendo o clima do Mundial. A partir de hoje, a cidade na tríplice fronteira será a casa da Coreia do Sul. A delegação com 60 pessoas desembarca em voo fretado, previsto para as 11 horas, e segue para um hotel da cidade.

Os treinos serão realizados no estádio Pedro Basso, que pertence ao Flamengo Esporte Clube. Para isso, o local passou por uma transformação completa. O gramado, alambrado, vestiários e a fachada externa foram reformados. Quatro torres de iluminação com potência de 160 mil watts foram instaladas para garantir que o anoitecer mais cedo, por causa do inverno, não interrompa as atividades comandadas pelo técnico Hong Myung-bo.

Uma arquibancada para 800 pessoas foi montada ao lado do campo para acomodar o público. Inclusive, o primeiro treino marcado para as 17 horas terá portões abertos. No entanto, haverá limite para 800 pessoas, conforme determinação da Fifa.

De acordo com o presidente do Flamengo, Sérgio Beltrame, o investimento no estádio chegou a R$ 2,5 milhões. "Os recursos vieram da iniciativa privada. As obras da estrutura externa foram bancadas pela prefeitura", ressalta o dirigente.

A localização do estádio é considerada estratégica pela delegação coreana, pois está a apenas 900 metros do hotel e cerca de 5 quilômetros do Aeroporto Internacional das Cataratas.

Em relação ao local de hospedagem, os coreanos praticamente não fizeram exigências, segundo o gerente geral do hotel, Osvaldo Julio Neto. "A preocupação deles é não atrapalhar o dia a dia no resort", diz. A única exigência foi uma cozinha própria para o preparo da refeição da seleção, cujo cardápio será a comida coreana. Os demais ambientes serão utilizados compartilhados com os outros hóspedes.

A grama, agora no padrão Fifa, passou por drenagem, irrigação automática e computadorizada, além de nivelamento a laser. Cerca de 50 centímetros de terra, em profundidade, foram retiradas do gramado anterior. Tudo sob vistorias periódicas de uma equipe da Fifa.

Os jogadores também terão à disposição sala de fisioterapia e uma academia com 15 aparelhos cedidos em sistema de comodato por dois anos por uma empresa de Foz. Uma sala de imprensa foi montada para acomodar os cerca de 200 jornalistas credenciados.

Nesta segunda-feira, no último amistoso preparatório para a Copa, em em Miami, os sul-coreanos foram goleados por Gana: 4 a 0. O destaque dos Tigres é o meio-campista Son Heung-Min, do alemão Bayer Leverkusen.

A Coreia do Sul estreia contra a Rússia, dia 17, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Argélia e Bélgica completam o Grupo H.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]