• Carregando...
Karin, 20 anos, será voluntária para mostrar Curitiba simpática | Daniel Isolani/ Gazeta do Povo
Karin, 20 anos, será voluntária para mostrar Curitiba simpática| Foto: Daniel Isolani/ Gazeta do Povo

Curitiba contará com quase dois mil voluntários durante a Copa do Mundo de futebol neste ano. Mil trabalharão pelo programa do governo federal Brasil Voluntário – com inscrições abertas até o dia 6 de março. Pelo programa da Fifa, o número ainda não está definido, por haver interesse de estrangeiros, mas deverá contar com mais de 700 voluntários. A Fifa divulgará o número total de participantes no Brasil, inclusive em cada sede, apenas após os treinamentos, a partir de abril.

A preparação dessas pessoas, porém, já começou. De acordo com a assessora técnica da Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo, Aline Pinto, os voluntários residentes no Paraná já passaram pela primeira etapa de treinamento, as dinâmicas de grupo.

Nesta fase, os perfis foram acompanhados e deverão ainda ser analisados agora, em uma etapa chamada de alocação, quando serão definidos em quais funções e locais de trabalho eles serão encaixados. Os voluntários ainda passarão por entrevistas individuais em inglês e por visitas para conhecer a cidade e os locais onde trabalharão. O treinamento tem aulas de hospitalidade, turismo, sobre funcionamento de megaeventos, história do futebol, segurança, primeiros socorros e línguas.

"Eles trabalharão desde atendimento no aeroporto até o acompanhamento de delegações, seleções, no entorno dos estádios", contou Aline. Os voluntários da Fifa serão os responsáveis pela ajuda, sobretudo dentro dos estádios e na região deles. Já os indicados pelo governo federal trabalharão nos aeroportos, pontos turísticos, e locais que sejam ligados a turismo e hospitalidade. Apesar da separação de funções, o trabalho poderá ser integrado.

De acordo com o governo federal, os participantes que quiserem se inscrever no Brasil Voluntário precisam ter mais de 18 anos e disponibilidade para trabalhar por no mínimo sete dias, seguidos ou intercalados. Os candidatos selecionados serão certificados pela Universidade de Brasília após o treinamento. Todos os voluntários receberão uniformes, transporte, alimentação e seguro de vida.

A estudante de enfermagem Karin Roika Anderle, 20 anos, foi pré-selecionada pela Fifa para ser voluntária na Copa. Moradora da cidade, um dos objetivos dela é tentar mostrar que Curitiba não é a cidade antipática da fama que a precede. "Já fiz outros trabalhos como voluntária e também quis para ajudar a mudar a imagem da cidade", afirma.

Estadia

Os voluntários de outros países e estados dependerão da boa vontade dos moradores de Curitiba ou terão de gastar com hospedagem. A Fifa ressalta que não terá qualquer compromisso relacionado com locais de estadia para os voluntários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]