• Carregando...
Torcida comemora um gol brasileiro na Fan Fest de Recife | Yves Herman / Reuters
Torcida comemora um gol brasileiro na Fan Fest de Recife| Foto: Yves Herman / Reuters

A falta de shows, as pancadas de chuva e a concorrência com os polos de festas juninas não foram suficientes para afastar o público da Fan Fest do Recife.De acordo com a organização do evento, 6.000 pessoas assistiram à estreia do Brasil contra a Croácia no telão montado no Cais da Alfândega, à margem do rio Capibaribe, no centro do Recife.

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional, responsável pela segurança da cidade durante a Copa do Mundo, informou que não divulgaria estimativa de público da festa.

A vitória da Seleção Brasileira fez que muita gente voltasse feliz para casa apesar do aperto na multidão.

"Deu muito nervosismo no começo, mas a gente sempre tem esperança. Agora o Brasil pode ir mais tranquilo para o próximo jogo", disse a estudante Elaine da Silva, 17.

William Ayo, 28, de Uganda, agora diz que vai torcer pelo Brasil até o final da Copa. Só vai abrir exceção para a Costa do Marfim.

"Foi muito divertido. Todo mundo comemora muito os gols. Nunca vi comemorarem de maneira tão entusiasmada", disse Ayo, que vai viajar pelo Brasil para assistir a alguns jogos.

Ao contrário de outras cidades-sede, a Fan Fest recifense não teve shows de cantores famosos. Organizada na última hora por uma empresa privada do Rio de Janeiro, a festa não contou com verba da Prefeitura do Recife. A administração municipal havia anunciado no início do ano que não bancaria o evento.

A animação antes do jogo e no intervalo da partida ficou por conta de uma banda de frevo e um grupo de maracatu que se apresentaram no chão, no meio da multidão.Bonecos gigantes dos jogadores e de outras personalidades chamaram a atenção de turistas de diversas nacionalidades que estrearam na Copa do Mundo.

O maior momento de frustração -depois do gol contra do Brasil logo no primeiro tempo, é claro- foi a interrupção da transmissão da cerimônia de abertura, cinco minutos após começar a ser exibida no telão. Torcedores se indignaram e vaiaram.

A organização do evento informou que não tinha autorização para exibir a cerimônia. Enquanto nas outras cidades-sede houve shows, no Recife a torcida ficou sem informações e teve que se contentar com um vídeo institucional do Mundial.

Proibições

Na área da Fan Fest, apenas produtos das marcas patrocinadoras da Copa eram comercializadas. Uma lata de cerveja -que era esvaziada em copos de plástico- era vendida a R$ 4 ou R$ 5, a depender da marca.

Vendedores ambulantes nas ruas vizinhas, no entanto, comercializavam bebidas de outras marcas sem serem incomodados.

Os torcedores que foram à Fan Fest também não foram incomodados. Qualquer pessoa podia entrar na área da festa com bolsas e mochilas sem ser revistada.

A Secretaria de Defesa Social informou empregar 164 policiais militares e 22 bombeiros por dia de evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]