• Carregando...
 | Paulo Whitaker/ Reuters
| Foto: Paulo Whitaker/ Reuters
  • Edilson não deixou os corintianos voltarem totalmente felizes para casa com o novo estádio

Em mais um teste incompleto na Arena Corinthians para a Copa do Mundo – ou Itaquerão para os mais íntimos –, o Corinthians voltou a sentir um gosto amargo. Dessa vez, o gol de empate marcado por Edilson já no final da partida (41’) foi a pá de cal nas pretensões alvinegras de saborear a primeira vitória na sua nova casa – empate por 1 a 1 com o Botafogo. Esse foi o último jogo antes da partida inaugural do Mundial, entre Brasil e Croácia, no próximo dia 12.

Fora do campo, o torcedor encontrou as vias do entorno do estádio bloqueadas – seguindo o que deve ocorrer no evento da Fifa. Com isso, o estacionamento anexo ao complexo continuou inoperante para a torcida. Nesse cenário, o transporte público sobre trilhos voltou a ser a principal opção do torcedor e teve seu funcionamento aprovado pelos fãs corintianos, mesmo por aqueles que tiveram de andar por cerca de meia hora entre a estação Corinthians-Itaquera e o estádio por causa dos bloqueios impostos pela Fifa e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O mesmo não se pode dizer de quem precisou dos ônibus dos bairros do extremo leste da capital paulista. Com as vias interditadas, faltou informação sobre os novos itinerários e torcedores tiveram de caminhar por mais de um quilômetro para chegar ao Itaquerão.

No entorno do estádio ainda era possível ver máquinas e algumas caçambas com entulho, mas nada parecido ao primeiro teste, na derrota corintiana por 1 a 0 contra o Figueirense (18/5), quando torcedores tiveram de caminhar por calçadas enlameadas. Antes de conseguir ver o gol de Jadson, o primeiro da tarde, corintianos puderam fazer seus selfies na frente do estádio sem cair em um poça de lama.

Selfies, aliás, que penaram para chegar às redes sociais. Os sistemas de 3G e 4G do estádio ficaram sobrecarregados. Fora dele, impossível carregar qualquer foto. Dentro, com sorte, era possível postar uma foto a cada sete poses registradas. O acesso à internet é uma das principais preocupações da Fifa nos estádios entregues fora do prazo, como a Arena da Baixada e a Arena Corinthians.

A partida de ontem contou com pouco mais de 37 mil torcedores – 31 mil a menos do que a carga de ingressos disponibilizada para os jogos da Copa do Mundo no estádio. Sem o laudo do Corpo de Bombeiros que liberaria uma das arquibancadas provisórias, o Corinthians pode testar apenas a arquibancada provisória superior sul e, mesmo assim, o setor não teve sua carga total de ingressos vendida. No primeiro tempo, apenas metade do espaço estava ocupada. No intervalo, seguranças liberaram parte da outra metade para aliviar a lotação.

Durante a partida chamou atenção o comportamento que deve ser a tônica das torcidas brasileiras nos novos estádios. A organizada Camisa 12 soltou balões brancos, a exemplo do que já fazia no Pacaembu. Mas as bexigas não subiram e foram parar no gramado. O arbitro da partida, Leandro Vuaden, paralisou o jogo e os torcedores "comuns" do setor leste vaiaram a ação dos organizados, que responderam com mais balões ao campo. No final, corintianos lamentaram mais um tropeço na nova casa, mas viram motivos para sorrir com a nova arena e seus mármores gregos e lavabos japoneses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]