• Carregando...

Preços de hotéis disparam em Curitiba

Os turistas que vierem para Curitiba acompanhar alguma das quatro partidas da Copa do Mundo na cidade terão que abrir o bolso para se hospedar ao longo dos dez dias em que o certame acontece por aqui. De acordo com levantamento da Gazeta do Povo, as diárias ficarão 170% mais caras, em média, do que o normal. Leia matéria completa.

Liberação de quartos é comum, diz Match

Em nota, a Match não confirma a maior demanda no jogo da Espanha e nem a suspensão de 20% das reservas para outros jogos. A empresa explicou que faz reservas em hotéis antecipadamente, e que muitos dos quartos são liberados após constatadas situações como falta de demanda, o encurtamento de algumas reservas ou em diárias isoladas em que não há jogos nas cidades.

A empresa diz que liberou quartos em todas as cidades onde houve agendamento prévio. Mas, segundo a Match, a menor variação deve ocorrer no Rio de Janeiro, que apresenta maior procura. A situação de Curitiba não é citada especificamente na nota enviada pela empresa.

A empresa contratada pela Fifa para vender ingressos e pacotes de hospedagens para a Copa do Mundo no Brasil, a Match, prevê que os hotéis em Curitiba só tenham lotação máxima no dia do jogo da Espanha, que enfrenta a Austrália em 23 de junho, às 13h. Por isso, a empresa manifestou a possibilidade de reservar mais leitos para esse jogo, segundo divulgou nesta segunda-feira (3) a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR). Em nota, a empresa Match não confirmou nem negou as informações (leia ao lado).

Para os dias das partidas das demais equipes, existe, inclusive, a possibilidade de a federação suspender 20% das 13 mil reservas feitas nos hotéis de Curitiba. Durante o torneio, que acontece entre os dias 12 de junho a 13 de julho, a capital também sediará disputas dos times do Irã, Nigéria, Equador, Honduras, Argélia e Rússia.

Veja como ficou a tabela completa dos jogos.

Conforme a Abih-PR, a possibilidade dos cancelamentos não está relacionada à indefinição sobre a realização dos jogos em Curitiba; mas, sim, ao fato de a cidade sediar disputas consideradas mais fracas, com exceção do jogo da seleção europeia, atual campeã mundial. "Para os dias de jogos da Espanha, a procura pode ser maior que a gente esperava. A Espanha vai ficar no CT [centro de treinamento] do Atlético. Isso não só vai atrair turistas, como toda a equipe de imprensa que vem acompanhar o time, e a comissão deles", o presidente da Abih-PR, Henrique Lenz César Filho.

Outros jogos

De acordo a associação, a Match encaminhou um e-mail para associação informando sobre a possibilidade de desbloquear as reservas para os dias de jogos das outras seleções. Contudo, a definição sobre a liberação ou manutenção dos leitos no contrato da agência só deve acontecer em março, três meses antes da realização dos jogos.

"Foi enviado um e-mail dizendo que, talvez, eles [Match] solicitem desbloqueio de 20% dessas reservas feitas. Mas não é nada concreto ainda, e achamos que esse comunicado nem vai se concretizar", relatou Filho.

César Filho explica que o desbloqueio depende do cancelamento do atual contrato e da criação de um novo documento. Como a empresa tem um prazo limite – que seria até março – para fazer as alterações de hospedagem, não há multas envolvidas no processo.

Apesar do prejuízo financeiro que a liberação destes quartos poderia gerar para os hotéis curitibanos, a Abih-PR acredita que isto não seria, de todo modo, ruim. "Com estas liberações, os hotéis poderiam então usufruir desses quartos livres para fazer suas reservas próprias, seja para turistas, seja para os clientes de sempre".

Na maioria dos hotéis da cidade, a Fifa já tem reservado 80% dos quartos. Atualmente, Curitiba e região metropolitana contam com 18 mil leitos em hotéis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]