• Carregando...
Camisa utilizada por Pelé na Copa de 1958 | National Football Museum
Camisa utilizada por Pelé na Copa de 1958| Foto: National Football Museum

Financiamento

A exposição é bancada pelo 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum e o National Football Museum. O alemão Christian Wacker, diretor do museu no Catar, contou estar trabalhando em busca de patrocinadores em cada país do tour, mas ainda não há nenhum acordo fechado.

"Quem tiver um contato bom para passar, agradeço", brincou. Não há ligação com a Fifa e, mesmo a instituição catari sendo sustentada pelo Qatar Museums Authority, braço do governo local, seu diretor afirmou que funciona de forma independente, sem ligação com a organização da Copa de 2022.

"O Catar está trabalhando com um projeto de visão 2030 do país, baseado em três pilares: cultura, educação e esporte, e cada um funciona separadamente", afirmou, comemorando o investimento maciço dos sheiks locais em cultura.

  • Bola utilizada na final da primeira Copa do Mundo, em 1930
  • Livro de regras da Football Association, escrito em 1863
  • Visitantes vão passar por diversas áreas interativas na exposição
  • Logo da exposição

A camisa usada por Pelé em seu primeiro jogo de Copa, a que Maradona vestia quando marcou o gol com "a mão de Deus", uma rara réplica da Taça Jules Rimet e a bola do primeiro tempo da final do Mundial de 1930. Estas são algumas das principais atrações da exposição We Speak Football (Nós Falamos Futebol), que ocorrerá em João Pessoa entre 3 de julho e 19 de outubro – coincidindo com o período decisivo da Copa de 2014. A entrada dos visitantes será gratuita.

Noventa por cento das cerca de 500 peças peças virão do National Football Museum, de Manchester, na Inglaterra, parceiro do 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum na empreitada que rodará o mundo até 2022. A instituição do Oriente Médio ficou responsável principalmente pelo marketing e administração do projeto.

Será a primeira vez que o acervo deixará a Inglaterra. Após o Brasil, passará por mais oito países – um por ano – até fechar o tour durante a Copa de 2022, no Catar. Outras três paradas coincidem com grandes eventos esportivos: a Copa do Mundo Feminina, no Canadá (2015), a Eurocopa, na França (2016), e a Copa do Mundo da Rússia (2018). As passagens por Alemanha (2017), Japão (2019), Inglaterra (2020) e Coreia do Sul (2021) foram determinadas por um estudo de mercado.

A exposição será dividida em dois "tempos", como uma partida de futebol. No primeiro o visitante tomará contato com a história do futebol, contada por celebridades e filmes, no qual haverá também uma cabine interativa para reproduzir a sensação de estar presente em um estádio lotado com torcidas fazendo suas festas – Maracanã (Rio), Anfield Road (Liverpool), Estádio Azteca (Cidade do México) e Soccer City (Johanesburgo) foram citados pela organização do evento.

Na 'etapa final', o visitante poderá experimentar momentos de um jogo de futebol e utilizar, por exemplo, uma máquina que simula cobranças de pênalti.

Serão estrelas da exposição Pelé (Brasil), Maradona (Argentina), Zidane (França), Beckenbauer (Alemanha), Maldini (Itália), Puskas (Hungria/Espanha), Cruyff (Holanda), Di Stéfano (Argentina/Espanha), Yashin (União Soviética), Eusébio (Portugal) e uma representante do futebol feminino, Mia Hamm (Estados Unidos).

João Pessoa

A capital paraibana foi escolhida por causa da estrutura da Estação Cabo Branco - espaço cultural com uma área de 1.500 m² inaugurada em 2008 e alvo de muita polêmica por causa do alto custo (cerca de R$ 35 milhões, quase três vezes mais do que o orçamento inicial).

A localização central no Nordeste também ajudou. A cidade está próxima de quatro sedes da Copa: Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. A distância do Recife é a menor entre capitais do Brasil (120 km).

"Também acredito que uma viagem para ver algo especial torna a experiência mais interessante", disse Wacker, explicando a escolha por uma cidade que não receberá jogos do Mundial. São esperados cerca de 200 mil visitantes na exposição We Speak Football em João Pessoa.

*O jornalista viajou a convite da organização

We Speak Football

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]