Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Seleção

Fred faz Felipão segurar convocação da seleção brasileira

Técnico adia lista de ‘brasileiros’ para último amistoso antes da Copa após lesão de seu camisa 9 favorito

Lesionado mais uma vez, Fred é a grande dúvida de Felipão | Fernando Cazaes/ Photocamera
Lesionado mais uma vez, Fred é a grande dúvida de Felipão (Foto: Fernando Cazaes/ Photocamera)

O técnico Luiz Felipe Scolari começa hoje a finalizar o rascunho da seleção brasileira para a Copa. Às 12 horas, ele convoca os atletas que atuam no exterior para o amistoso derradeiro antes da lista definitiva dos responsáveis por buscarem o hexacampeonato mundial em casa. O teste será contra a Áfri­­ca do Sul, dia 5 de março, em Johannesburgo.

O esboço, contudo, está prejudicado por problemas com uma figura central: Fred, mais uma vez lesionado. Para tentar contar com o seu camisa 9 predileto, o treinador resolveu adiar a chamada dos jogadores que atuam no Brasil. Essa lista complementar deve sair entre os dias 26 e 28 de fevereiro.

Na sexta-feira, o jogador sofreu uma lesão "extremamente grave" na coxa direita, na avaliação do médico do Fluminense, Victor Favilla. A contusão o tirou do clássico contra o Flamengo no domingo e aumentou sua inatividade. O departamento médico do Flu alega que o jogador não sofre contusões com frequência, mas sim lesões graves, que acabam deixando-o fora de combate por longos períodos.

Ontem, porém, o médico da seleção, José Luiz Runco amenizou o drama do artilheiro. "O Fred está bem, não tem nenhum problema", resumiu, contrariando o clube. O atleta já havia se machucado gravemente no dia 31 de agosto de 2013, contra o Santos. A recuperação durou quase cinco meses e ele ficou de fora de 29 jogos do Flu no Brasileiro. Ausência apontada como uma das causas da queda de rendimento do Tricolor na etapa final da competição.

Mesmo quando jogou, o desempenho não foi dos melhores. Fred perdeu 64% das partidas do Fluminense em 2013: em 25 jogos, marcou oito gols, no seu pior desempenho desde sua chegada nas Laranjeiras, em 2009. Voltou contra o Bonsucesso, no último dia 23, pelo Carioca, participou de outros dois jogos, mas ainda não estufou a rede.

"Após observarmos algumas situações, achamos que seria melhor convocar apenas jogadores que atuam fora do Brasil neste momento. Os que jogam no Brasil, como estamos em início de temporada, ainda não atingiram o ápice da forma física. Por isso, vamos esperar um pouco para completar a lista", justificou Felipão, em entrevista ao site da CBF.

"O centroavante é um problema hoje, é a grande preocupação do Felipão e de todo mundo. O Fred vive machucado e não há um reserva que convença a todos", afirmou o ex-jogador e colunista Tostão. "E também não basta o Fred poder jogar. Precisa estar bem, e fazer o que não costuma fazer: se movimentar, sair da área, como fez na Copa das Confederações", completou o tricampeão.

Para Tostão, Jô, o possível reserva, teria um talento mais modesto para defender a seleção. Uma formação com Neymar, Hulk, Oscar e Ramires seria uma opção para os donos da casa que, há quatro meses da Copa, não podem contar com um matador.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.