• Carregando...
 | Hugo Harada
| Foto: Hugo Harada

O time

Felipão deve repetir o time da estreia, com a volta de Hulk

Scolari deve manter contra Camarões, amanhã, às 17 h, em Brasília, a mesma formação da estreia diante da Croácia. Substituído por Ramires no empate com o México, a volta de Hulk, recuperado da lesão na coxa esquerda, é praticamente certa. No treino de ontem, em Teresópolis, Felipão não testou outras possibilidades durante o coletivo. Escalou Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.

Hoje a seleção faz a última atividade, já no local do confronto que vale a classificação para a segunda fase – os africanos estão eliminados. O treinamento será fechado para a imprensa, chance para Scolari experimentar mudanças no conjunto.

O treinador está preocupado com os jogadores pendurados com um cartão amarelo – Luiz Gustavo, Ramires, Thiago Silva e Neymar. Como dois cartões suspendem por um jogo, caso o Brasil abra uma vantagem segura diante de Camarões, Neymar e Thiago Silva serão substituídos.

Sem balançar as redes diante de Croácia e México, Fred luta para não ser o pior centroavante do Brasil nas largadas da Copa do Mundo. Para fugir do recorde negativo, precisa marcar um gol contra Camarões, amanhã, às 17 horas, em Brasília.

INFOGRÁFICO: Veja informações sobre alguns craques da Copa

No Mundial de 1982, na Espanha, Serginho Chulapa também passou em branco nos dois primeiros jogos, vitórias sobre União Soviética (2 a 1) e Escócia (4 a 1). Mas o ex-são-paulino conseguiu anotar o quarto tento na goleada sobre a Nova Zelândia (4 a 0), terceiro compromisso da equipe no torneio.

Nas outras 18 edições do torneio, o homem de definição das seleções brasileiras sempre deixou a sua marca mais cedo. Até mesmo em 1930, quando o país disputou somente uma partida. No revés para a Espanha, por 3 a 1, Leônidas da Silva foi o autor do gol isolado.

De acordo com as estatísticas da Fifa, Fred deu só dois chutes durante os 158 minutos em que esteve no gramado nesta Copa. O rendimento geral do jogador do Fluminense é um dos mais fracos da competição, como mostra a comparação com os principais centroavantes.

A pressão sobre o futebol do camisa 9 tem obrigado os companheiros a saírem em sua defesa. O lateral-direito Daniel Alves se enfureceu ao saber de comentários do ex-atacante Alan Shearer. O ídolo inglês afirmou que "Fred puxa o time para baixo e não se mexe". "Esse é um comentário dos mais babacas que se pode escutar", rebateu o camisa 2.

Questionado se Fred está sendo pouco municiado, o lateral-esquerdo Marcelo comentou: "Nosso time não dá só bola para o Fred, tem vários jogadores que temos que tocar. Quando um faz, o gol é de todos. Mas o Fred vai ajudar a seleção".

No ano passado, o mineiro também demorou a engrenar na Copa das Confederações. Não marcou nos 3 a 0 com o Japão e nos 2 a 0 com o México. Em ambos foi substituído. Deslanchou a partir do terceiro duelo. Marcou dois gols nos 4 a 2 com a Itália, o primeiro nos 2 a 1 com o Uruguai e outros dois nos 3 a 0 com a Espanha, na decisão.

Desde então, o desempenho não é dos melhores. Nos três amistosos que participou pré-Copa, fez um gol apenas, o do triunfo ante a Sérvia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]