• Carregando...
Equatorianos fazem reconhecimento na Arena da Baixada: seleção foi a última a ter esta prerrogativa no estádio, pois a Fifa decidiu poupar o piso | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Equatorianos fazem reconhecimento na Arena da Baixada: seleção foi a última a ter esta prerrogativa no estádio, pois a Fifa decidiu poupar o piso| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Os gramados da Copa do Mundo se transformam em uma grande dor de cabeça para a Fifa. Neste domingo (22), os jogadores da Bélgica se queixaram do campo do Maracanã e alertam que, na Europa, as condições são melhores que no Rio. Em Belo Horizonte e em Curitiba, a Fifa proibiu seleções de treinar nos estádios da Copa para não afetar os campos, já em situação delicada. Jorge Sampaoli, treinador do Chile, disse ainda que a entidade que comanda o futebol não deveria permitir que um jogo decisivo fosse disputado no gramado do Itaquerão. "O gramado não tem a mesma qualidade dos campos que temos na Europa", declarou Kompany, capitão do time belga após a vitória contra a Rússia - o jogador atua no Manchester City e foi campeão inglês da última temporada.

O Maracanã recebeu, até agora, apenas três jogos na Copa. Mas vários trechos do campo já estão seriamente desgastados. Na pequena área de ambos os gols, a grama praticamente se foi. Com sementes importadas da Dinamarca e um custo de cerca de R$ 100 mil por mês para ser mantida, a grama do estádio carioca foi alvo de críticas por parte de praticamente todos os jogadores belgas que passaram pelos jornalistas na zona mista depois do jogo.

Alderweireld, o zagueiro do time, foi um dos que se queixou. "Estava muito dura. Mas temos de conviver com isso", declarou. "No primeiro jogo, contra a Argélia (no Mineirão, em Belo Horizonte), o gramado estava bem melhor." Alex Witsel também criticou as condições do campo. "A grama não é das melhores e hoje (domingo) não estava bem. O campo estava seco."

O Maracanã vai receber mais quatro jogos nesta Copa do Mundo. A próxima partida ocorre já na quarta-feira, entre França e Equador. Mas a maior preocupação da Fifa é que o estádio também será palco da grande final do Mundial do Brasil.

Mais problemas

Não é apenas o Maracanã que vem sendo criticado O técnico do Chile, Jorge Sampaoli, reprovou o gramado do Itaquerão. "Está muito deteriorado. A Fifa não deveria permitir que equipes treinassem nos estádios da Copa e principalmente não deveria permitir que um jogo tão importante como esse fosse realizado em um gramado tão ruim." No domingo, em Curitiba, Espanha e Austrália foram impedidas de fazer o treino de reconhecimento por conta da condição precária do gramado da Arena da Baixada. Há três dias, a seleção da Argentina foi impedida de treinar no Mineirão. Os organizadores da partida consideraram que um treino do time de Lionel Messi, seguido por outro do Irã teria um impacto negativo sobre a grama.

A Fifa alegou que isso era "normal" e que a proibição também ocorre na Europa - e mesmo em Copas passadas. "Isso é algo apenas para preservar a grama", declarou Delia Fischer, porta-voz da Fifa. "Tomamos essas medidas nas Copas do Mundo de 2006, na Alemanha, e no Mundial da África do Sul em 2010", justificou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]