Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Grupo D

Costa Rica surpreende Itália e se classifica no Grupo da Morte

Contra todos os prognósticos, único time sem título mundial de chave que também tem Inglaterra e Uruguai vai para a última rodada classificado após vitória por 1 a 0

Bryan Ruiz, atacante da Costa Rica, celebra gol contra a Seleção Italiana | REUTERS/Ruben Spric
Bryan Ruiz, atacante da Costa Rica, celebra gol contra a Seleção Italiana (Foto: REUTERS/Ruben Spric)
Fã da Seleção Italiana torce antes da partida contra a Costa Rica |

1 de 9

Fã da Seleção Italiana torce antes da partida contra a Costa Rica

Yeltsin Tejeda, da Costa Rica (dir.), e Andrea Barzagli, da Itália, competem na Arena Pernambuco, em Recife |

2 de 9

Yeltsin Tejeda, da Costa Rica (dir.), e Andrea Barzagli, da Itália, competem na Arena Pernambuco, em Recife

O zagueiro costarriquenho Giancarlo González (esq.) e o atacante italiano Mario Balotelli disputam pela posse de bola |

3 de 9

O zagueiro costarriquenho Giancarlo González (esq.) e o atacante italiano Mario Balotelli disputam pela posse de bola

Gianluigi Buffon, goleiro da Itália, gesticula durante partida contra a Costa Rica |

4 de 9

Gianluigi Buffon, goleiro da Itália, gesticula durante partida contra a Costa Rica

Torcedor da Seleção Costarriquenha no Estádio Pernambuco |

5 de 9

Torcedor da Seleção Costarriquenha no Estádio Pernambuco

O goleiro da Costa Rica, Keilor Navas, defende tentativa de gol feita pelo italiano Claudio Marchisio (dir.) |

6 de 9

O goleiro da Costa Rica, Keilor Navas, defende tentativa de gol feita pelo italiano Claudio Marchisio (dir.)

Fãs torcem durante partida entre Itália e Costa Rica, que lutam pela liderança do Grupo D |

7 de 9

Fãs torcem durante partida entre Itália e Costa Rica, que lutam pela liderança do Grupo D

No fim do segundo tempo, Buffon falha na defesa de chute feito por Bryan Ruiz (dir.) e a Costa Rica abre o placar |

8 de 9

No fim do segundo tempo, Buffon falha na defesa de chute feito por Bryan Ruiz (dir.) e a Costa Rica abre o placar

Técnico Jorge Luis Pinto e Seleção Costarriquenha comemoram gol |

9 de 9

Técnico Jorge Luis Pinto e Seleção Costarriquenha comemoram gol

Depois de vencer o Uruguai com propriedades na estreia, a Costa Rica mostrou – mais uma vez - porque é uma das surpresas da Copa do Mundo e saiu com a vitória por 1 a 0 em cima da Itália nesta sexta-feira (20) na Arena Pernambuco pela segunda rodada do grupo D, com gol do meia Ruíz, de cabeça no primeiro tempo.

Com a vitória, os costa riquenhos foram a seis pontos no grupo e se classificam antecipadamente para as oitavas de final. Já os italianos permanecem na segunda colocação com três pontos e precisam de um empate com o Uruguai na próxima rodada para avançar. A vitória da Costa Rica determinou, também, a eliminação da Inglaterra na Copa do Mundo.

Sob o forte sol do Recife, a Itália entrou em campo com uma postura ofensiva e viu a Costa Rica ter as principais ações do jogo. Bem marcado, o atacante Balotelli teve poucas chances de finalização e, quando conseguiu o arremate, parou nas defesas do goleiro Navas. Já os costa riquenhos abusaram da velocidade para levar perigo ao gol de Buffon, principalmente com Ruíz e o meia Bolaños e se defenderam muito bem quando não tinha a bola.

No segundo tempo a Itália mudou sua postura, colocou mais atacantes em campo, mas os erros da primeira etapa no meio de campo persistiram e o time ainda ouviu a torcida gritar "olé" quando a Costa Rica trocava passes.

Na próxima rodada o time de Jorge Luiz Pinto enfrenta a Inglaterra no Mineirão na terça-feira (24) as 13h e, no mesmo dia e horário, italianos e uruguaios jogam na Arena das Dunas em busca da classificação para a próxima fase.

O jogo

O primeiro tempo começou com a duas equipes marcando a distância e chegando timidamente ao ataque. A Itália, evitando o desgaste por conta do calor, optou por compactar o campo e correr o menos possível, deixando a Costa Rica ficar com a bola e rodá-la no meio de campo. Aos 7 minutos, após o escanteio, o time de Jorge Luis Pinto teve a primeira chance de gol, quando o volante Borges subiu mais que todos e cabeceou para o gol, perto do travessão do goleiro Buffon.

O time de Cesare Prandelli não conseguiu impor seu sistema ofensivo na partida, tanto que a primeira finalização do time europeu foi apenas aos 26’ quando o volante Thiago Motta chutou a bola longe do gol de Navas. Apenas a partir dos 30’ que os italianos começaram a levar perigo de gol, com os chutes fortes de Balotelli, mas parou nas boas defesas de Navas.

Os costa riquenhos diminuíram o ritmo intenso do começo do jogo e apostaram em bolas alongadas para o ataque. O juiz não deu pênalti de Chiellini em Campbell aos 42’, mas não deu tempo da torcida reclamar, pois um minuto depois o meia Ruíz aproveitou o lançamento de Bolaños e cabeceou a bola por cima de Buffon, abrindo o placar.

Na segunda etapa Prandelli colocou o time para frente, tirando Motta e colocando o atacante Cassano para fazer dupla com Balotelli e o atacante Insigne no lugar do meia Candreva para dar mais velocidade na frente. A Itália criou mais chances de gol que na primeira etapa e a Costa Rica passou a jogar, então, no contra ataque – explorando os espaços deixados na defesa da Azzurra.

Mesmo com um esquema mais ofensivo, os italianos não conseguiram render no ataque e ainda ouviram a torcida gritar "olé" quando a Costa Rica rodava a bola. Sem criatividade e com Pirlo bem marcado, os italianos rodaram a bola na entrada da área sem objetividade e viram o adversário se postar defensivamente e evitar qualquer chance de arremate. Quando o juiz apitou o final da partida, a festa foi toda costarriquenha na Arena Pernambuco.

Confira imagens da partida entre Costa Rica e Itália

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.