• Carregando...
A ausência de uma goleada Argentina já soava como vitória para a torcida branca e vermelha | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
A ausência de uma goleada Argentina já soava como vitória para a torcida branca e vermelha| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Concentrados na área reservada à prefeitura de Curitiba na Fan Fest graças a uma articulação com a Fundação Cultural de Curitiba, um grupo de cerca de 50 suíços e descendentes que moram na capital assistiram ao primeiro tempo com serenidade.

As opiniões se dividiam no início do jogo. "Claro que não dá pra ganhar da Argentina!", falou Manuela Merki, suíça moradora de Curitiba. Mas havia quem acreditasse fielmente em uma vitória contra os temíveis "hermanos". "Tem 200 milhões de brasileiros torcendo pela Suíça hoje. Vamos ganhar. A final vai ser Suíça e Colômbia", opinou Michaël Duc, também suíço.

Outros ponderavam e tentavam manter o pé na realidade. "Falta habilidade para a Suíça. O que esse time tem é muita garra", disse o curitibano descendente de suíços Calixto Hakim, "mas do jeito que anda essa Copa, tudo pode acontecer hoje".

O próprio cônsul da Suíça em Curitiba, André Larsen, admitiu que seria um jogo difícil e que contava com a capacidade defensiva do time europeu. "Em duas Guerras Mundiais, ninguém quis chegar perto da ‘neutra’. O nosso futebol também é assim, forte na defesa". Todos foram unânimes em dizer que, caso o time não passe para as quartas de final, vão torcer pelo Brasil.

Emoção no segundo tempo

A ausência de uma goleada Argentina já soava como vitória para a torcida branca e vermelha. O segundo tempo começou mais animado, com várias bolas brilhantemente defendidas pelo goleiro Benaglio e alguns dribles do craque Shaqiri para cima do time sul-americano. O grupo suíço se animou e até mesmo proferiu alguns "olés" em voz alta, o que rendeu caras feias por parte do resto do público na Pedreira Paulo Leminski, onde predominava o azul-celeste.

Como bons brasileiros, mantiveram as esperanças até o último segundo do jogo. Momento fatídico, a dois minutos do final da prorrogação, quando a pontaria de Di María finalmente venceu a do goleiro ítalo-suíço. Em pé, os torcedores suíços sofreram a cada segundo da prorrogação. O time ainda teve duas boas chances de empatar a partida, quando um perigoso chute de Dzemaili acertou a trave e o meia Shaqiri falhou na cobrança de falta. Não foi dessa vez para o time europeu, mas valeu o susto nos argentinos. A Copa segue estragando bolões mundo afora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]