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Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Vereadores de Curitiba pretende permitir que táxis circulem pelas vias exclusivas dos ônibus durante o período da Copa do Mundo. A proposta do vereador Mestre Pop (PSC) prevê que os veículos, quando estiverem com passageiros, possam utilizar as canaletas. Embarques e desembarques, caso a proposta vire lei, serão feitos fora das vias exclusivas e os veículos não terão permissão de andar dentro dos terminais do transporte coletivo.

O vereador não soube especificar o período no qual valeria a autorização. O texto do projeto é vago, diz apenas que a licença vale "de segunda a domingo, durante as 24 horas, no período da Copa." Pop citou que caso seja necessário, o projeto ainda poderá ser melhorado. "Não temos intenção nenhuma de prejudicar o sistema de transporte coletivo de Curitiba e acredito que isso não vai acontecer."

O projeto foi protocolado no último dia 17 de fevereiro e teve parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação nesta quarta-feira (9). A proposta ainda precisa ser apreciada pelo menos pela Comissão de Serviço Público antes de ser levada à discussão e votação em plenário. Depois que for para votação geral, com participação de todos os vereadores, o texto precisa ser aprovado em primeira e segunda discussão antes de ser encaminhado ao prefeito, que veta ou sanciona a proposta.

Na opinião do vereador Mestre Pop (PSC), no caso de virar lei, a medida não vai atrapalhar o sistema e transporte público da capital. "O táxi só vai trafegar na canaleta no momento em que ele estiver com o passageiro. Hoje, pegar um táxi em Curitiba deixou de ser um comportamento de luxo, as pessoas precisam ganhar tempo. Quem pegar um táxi no Pinheirinho até o Centro poderá fazer a viagem muito mais rápido se o taxista puder utilizar a canaleta. E o legal é que vai beneficiar o passageiro e o motorista, que vai poder pegar mais corridas."

A Urbs é quem administra os táxis e o transporte público da capital. A empresa, via assessoria de imprensa, diz que não se pronuncia sobre projetos de lei, mas que pode fornecer pareceres técnico a vereadores que solicitarem durante a apresentação de propostas. Nenhum pedido de parecer técnico foi solicitado à Urbs sobre o assunto pelos vereadores.

Presidente da Urbs vê dificuldades de implantar a proposta

O presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior, diz que ainda não teve acesso à proposta, mas que na opinião dele, em uma análise preliminar, acha difícil implantar a medida. "Na minha opinião particular, entendo como difícil porque um dos nossos esforços é no sentido de garantir velocidade mínima e melhorar velocidade dos ônibus do sistema de transporte coletivo. A inclusão de mais veículos nas vias exclusivas, além de afetar a velocidade média, também pode criar dificuldades operacionais e à própria segurança na operação do sistema", afirmou.

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