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A prefeitura de Curitiba abriu nesta quinta-feira (2) a licitação para a reforma da Rodoferroviária com preço máximo de R$ 34,5 milhões para a reforma do prédio, construção de banheiros, praça de alimentação, restaurante e a implantação de painéis de informação sobre a chegada e saída dos ônibus. Uma das principais mudanças é a criação de um novo acesso a partir da Rua Dario Lopes dos Santos, que fica atrás da Rodoferroviária, para desafogar o trânsito na Avenida Affonso Camargo. A previsão é que a revitalização seja concluída em agosto de 2013.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto original da rodoviária, assinado pelo arquiteto Rubens Meister, será preservado, mas haverá mudanças na distribuição de serviços da Rodoferroviária. A venda de bilhetes, por exemplo, será feita no piso superior e serão implantados quatro elevadores, quatro escadas rolantes e uma nova passarela com plataforma elevatória para uso de pessoas com deficiência.

O projeto prevê a implantação de pontos de comércio e serviços na área externa do prédio, onde hoje estão instalados os guichês das empresas de ônibus. Na parte interna, a previsão é criar salas de embarque com ar-condicionado e acesso exclusivo, controladas por catracas com leitura por código de barras para evitar o acúmulo de pessoas próximas ao ônibus. Os recursos para as obras são do governo federal através do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-transporte), que integra o Programa de Aceleração do Crescimento, o chamado PAC da Mobilidade.

Trânsito

A revitalização da Rodoferroviária de Curitiba prevê a reforma do prédio, construção de banheiros, praça de alimentação, restaurante e a implantação de painéis de informação sobre a chegada e saída dos ônibus. Uma das principais mudanças é a criação de um novo acesso a partir da Rua Dario Lopes dos Santos, que fica atrás da Rodoferroviária, para desafogar o trânsito na avenida Affonso Camargo.

Atualmente, cerca de 400 ônibus passagem diariamente na Affonso Camargo para entrar na rodoviária e o movimento passa de mil veículos em feriados e finais de semana prolongados. Com a implantação do corredor Aeroporto-Rodoferroviária, ao ser construído um novo viaduto em sentido único vindo da Avenida das Torres, a previsão é que o fluxo de carros aumente consideravelmente na avenida. Por isso, o projeto da reforma da Rodoferroviária prevê uma nova entrada para retirar parte do fluxo de ônibus da Affonso Camargo.

"Os ônibus que chegam do litoral paranaense pela BR-277, de Santa Catarina pela avenida das Torres e do interior do Paraná pela Silva Jardim entrarão no terminal pela Dario Lopes dos Santos. Isso irá melhorar a mobilidade no entorno da Rodoferroviária", disse Célia Bim, diretora de Projetos do Ippuc.

Porém, para isso, será necessária a liberação do pátio de manobras da antiga Rede Ferroviária Federal, operado atualmente pela empresa ALL. No novo espaço será erguido um novo local para desembarque, com 10 novas plataformas. Além disso, será construída também um novo local para o estacionamento dos ônibus, com 300 metros de extensão, bem superior aos atuais 30 metros disponíveis.

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