• Carregando...

Primeiro as eleições

Os vereadores de Curitiba decidiram no dia 11 adiar para depois das eleições a votação do projeto que altera de R$ 90 milhões para R$ 123 milhões o valor dos títulos do potencial construtivo (crédito virtual concedido pela prefeitura para construção de imóveis de tamanho acima do estabelecido pela legislação municipal) cedidos ao Atlético para bancar 2/3 da reforma da Arena para a Copa. A nova data prevista é 10 de outubro – três dias após o pleito municipal. A explicação é a espera pelo relatório que está sendo preparado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC-PR). O estudo apontará, entre outros pormenores, se na visão do órgão os recursos do potencial construtivo são públicos ou não.

Primeiro as eleições 2

O relatório já foi distribuído para apreciação dos conselheiros do TC-PR – confirmando a natureza pública do potencial construtivo, segundo apurou a reportagem da Gazeta do Povo. Poderia ter sido votado nas sessões do Pleno dos dias 20 ou 27, mas alguns membros não finalizaram seus pareceres. Desta forma, a tendência é que também seja apreciado apenas após as eleições. Segundo apurado nos bastidores, é essa a vontade do governo estadual. Caso isso se confirme, é provável que a votação do projeto parado na Câmara Municipal seja adiada novamente.

Fora do caminho

Três imóveis desapropriados por causa das obras na Arena da Baixada – dois na Rua Buenos Aires e um na Brasílio Itiberê – começaram a ser demolidos no dia 13. Ao todo, 16 terrenos vizinhos ao estádio foram incluídos no projeto. Os proprietários de 12 entraram em acordo com a prefeitura de Curitiba para a desapropriação. Os quatro restantes optaram por discutir a saída do imóvel na Justiça. Isso não quer dizer que poderão permanecer no local. A via judicial foi tomada apenas para contestar os valores de indenização atribuídos pelo município.

É o tatu

No dia 16 o ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), apresentou no programa Fantástico, da TV Globo, o tatu-bola como mascote da Copa. "Estou muito feliz por dar as boas-vindas a um membro tão importante da equipe de 2014", disse. "O mascote vai desempenhar um importante papel de embaixador nos próximos dois anos. Tenho certeza de que vai emocionar muitos jovens torcedores no Brasil e no mundo todo com a grande paixão que tem pelo esporte e pelo seu país", completou. Na semana anterior a Fifa já havia registrado o animal no site de patentes europeias (OHIM). A votação para escolher o nome – entre as opções Amijubi, Fuleco e Zuzeco – foi aberta no site da entidade.

Goiânia

O presidente da CBF, José Maria Marin, anunciou no dia 19 – antes do jogo entre Brasil e Argentina pelo Superclássico das Américas – que a seleção brasileira vai se preparar em Goiânia para a Copa das Confederações de 2013. O período de treinamento ainda não foi definido, mas será entre o final de maio e o começo de junho. O torneio ocorre entre os dias 15 e 30 de junho. A partida de abertura, que terá a seleção brasileira em campo, está marcada para o Estádio Nacional de Brasília, que fica a aproximadamente 200 quilômetros da capital goiana. A base deve ser o centro de treinamentos do Goiás ou do Atlético-GO.

Mão de obra gratuita

No dia 21 a Fifa encerrou as inscrições para candidatos a trabalhar como voluntários na Copa das Confederações de 2013, na Copa do Mundo de 2014 e no sorteio para os dois eventos. São 130.919 cadastrados. O total de pessoas dispostas a trabalhar de graça bateu um recorde histórico. O número supera de longe a Copa da África do Sul, em 2010, quando 70 mil se inscreveram, e a Copa da Alemanha, em 2006, que teve 48 mil cadastros. A maioria é formada por jovens do sexo masculino.

Tabela

Na quinta-feira (27) a Fifa divulgou os horários dos jogos da Copa de 2014. A partida de abertura será no dia 12 de junho, às 17 h, em São Paulo. Os demais jogos da primeira fase serão às 13 h, 15 h, 16 h, 17 h, 18 h, 19 h ou 21 h. As oitavas de final e quartas de final às 13 h e 17 h, as semifinais às 17 h e a decisão às 16 h do dia 13 de julho, no Maracanã. A tabela claramente privilegia o fuso horário europeu, mina de ouro para a Fifa em acordos publicitários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]