
Hoje, início da terceira semana na retomada das obras para a conclusão da Arena, o ritmo de trabalho está lento para quem precisa correr contra o tempo. O prazo estipulado para entregar o estádio no padrão Fifa é dezembro de 2012.
No lugar das mais de 20 máquinas e cerca de 30 operários no dia do lançamento, apenas duas escavadeiras e dois caminhões estavam em funcionamento ontem.
Além da pouca quantidade de veículos, são raros os operários trabalhando no terreno que receberá as futuras vagas de estacionamento e o centro de imprensa. Alguns deles, inclusive, nem sequer começaram a dar expediente no local.
Em uma conversa com a reportagem da Gazeta do Povo, dois trabalhadores da empreitada comentaram que estão aguardando a retirada de terra suficiente para iniciarem os processos de fundações e instalação de vigas e blocos de concreto. A previsão é de que isso ocorra somente na próxima semana.
Moradores e comerciantes das cercanias da praça esportiva disseram que a movimentação na obra é discreta. "Nem estão incomodando com barulho ainda", brincou um vizinho da obra, que preferiu não se identificar. Segundo ele, não há expediente no fim de semana e nos dias de chuva o trabalho é interrompido.
É nessa quase inércia que os envolvidos com o evento em Curitiba estão apostando para que a cidade seja confirmada como uma das sedes da Copa das Confederações em 2013 a decisão será divulgada nesta semana em reunião do comitê executivo da Fifa em Zurique, na Suíça.
"Estamos habilitados e preparados para a Copa das Confederações. O que mais importa para eles [Fifa] é prazo de entrega e o nosso compromisso é dezembro de 2012", disse o secretário estadual para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha.
Entre as cinco sedes, as praticamente certas são Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. A quinta cidade ainda é uma incógnita. Nos bastidores, comenta-se que Porto Alegre é a favorita. No entanto, as obras no Estádio Beira-Rio estão paradas e com isso Curitiba teria ganhado força por ser a outra subsede da Região Sul.
"Não podemos apontar quem está na frente ou atrás. Todos estão de igual para igual e é nisso que estamos trabalhando", garantiu o secretário municipal da Copa, Luiz de Carvalho.
De qualquer forma, ele se mostra confiante de que a Arena receberá jogos da competição em 2013. "A Fifa não vai correr nenhum risco de escolher uma cidade que não estará pronta. É uma decisão meramente técnica e tenho certeza de que as possibilidades e chances de Curitiba são grandes", concluiu.
A reportagem entrou em contato com as assessorias de imprensa do Atlético e de Mario Celso Petraglia para receber mais detalhes sobre as duas semanas de obra, mas informações sobre prazos e cronogramas não foram passadas.



