• Carregando...
Viaduto estaiado, um dos legados da Copa em Curitiba | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Viaduto estaiado, um dos legados da Copa em Curitiba| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Um espaço organizado para discussão sobre o legado da Copa e as suas consequências no campo político. Esse é o objetivo do site "vaimudar.org", lançado pela organização não governamental Open Knowledge Brasil. No espaço, é possível opinar sobre projetos de leis e conseguir informações detalhadas sobre as consequências da realização do Mundial de 2014 no Brasil.

"Nossa intenção é usar a tecnologia no que ela pode oferecer para a circulação de ideias sobre temas políticos", explica o diretor-executivo da Open Knowledge, Everton Alvarenga. A ONG pretende mostrar as violações de direito decorrentes do evento em reportagens. O trabalho dos jornalistas deve se aliar ao de especialistas em informação para apurar fatos relevantes e que muitas vezes passam despercebidos. "Pensamos em divulgar infográficos que sejam mais legíveis e atrativos para a população do que uma simples tabela", exemplifica Alvarenga.

Projetos de lei

Ao mesmo tempo, o site deseja engajar a população na discussão de projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional. Já estão disponíveis para debate um projeto de reforma política de iniciativa popular, uma proposta de emenda à Constituição sobre cumprimento de plano de metas e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. "A partir das sugestões que forem feitas, o projeto pode ser aprimorado para incluir essas alterações", ressalta o diretor da Open Knowledge Brasil.

Como preparativo para o lançamento do site, foi organizada no fim de maio uma competição de aplicativos voltados às manifestações políticas. Das mais de 20 inscrições, um comitê escolheu os três melhores, que já estão disponíveis para serem utilizados: "Protesto Pacífico", "Gigante Alerta" e "Legião". Os aplicativos possibilitam o cadastro de manifestações e a troca de informações entre os participantes e receberão apoio da ONG para que possam ser melhor desenvolvidos.

Serviço

O site pode ser acessado no endereço vaimudar.org.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]