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Veja as obras

Segundo a classificação do TC, 7 obras estão sob responsabilidade da Prefeitura de Curitiba e 5 do Governo do Paraná. Duas delas, no entanto, já foram canceladas. Confira a relação:

Prefeitura- Extensão da Linha Verde Sul - Iniciada, mas está paralisada- Requalificação do Corredor Marechal Floriano em Curitiba - Iniciada, com atrasos- Reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida - Iniciada, com atrasos- Sistema Integrado de Monitoamento (SIMM) em Curitiba - Iniciado, com atrasos- Requalificação da Rodoferroviária - Iniciada, com atrasos- Corredor Aeroporto/Rodoferroviária em Curitiba - Iniciado, com atrasos

Governo do Paraná- Sistema Integrado de Monitoamento (SIMM) - Ainda não foi licitado- Requalificação do Corredor Marechal Floriano na RMC - Iniciada, com atrasos- Vias de Integração Metropolitana - Iniciada, com atrasos (trecho da Av. Salgado Filho a licitar)- Corredor Aeroporto/Rodoferroviária na RMC - Iniciado, com atrasos

Cancelados- Corredor Avenida Cândido de Abreu- Corredor Metropolitano

Todas as 18 obras de mobilidade urbana financiadas pelo PAC da Copa em Curitiba e região metropolitana continuam atrasadas, segundo dados de um relatório técnico divulgado nesta terça-feira (23) pelo Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR). O caso mais alarmante é o trecho Sul da Linha Verde, no Pinheirinho.

A revitalização da antiga BR-476 entre o bairro e a região do Ceasa tem apenas 5,2% da obra concluída pouco mais de um ano antes da Copa do Mundo de 2014. O relatório aponta que as obras na Linha Verde Sul estão paralisadas porque, segundo o relatório, a empreiteira responsável pediu rescisão do contrato após atraso no pagamento dos serviços.

Por conta disso, o presidente do TC-PR, Artagão de Mattos Leão, se mostrou preocupado com o andamento das obras de mobilidade. "Estamos bastante preocupados. As obras de mobilidade estão todas atrasadas. Tememos não tê-las concluídas até a Copa do Mundo", alertou.

Este foi o quinto relatório emitido pelo TC a respeito dos investimentos. O parecer cita 10 obras em atraso. Porém, algumas delas têm ações subdivididas, o que eleva o número total para 18, 16 .

O documento afirma que, mantido o atual ritmo, parte das obras pode terminar após o primeiro semestre de 2014, ou seja, depois do Mundial. É o caso da extensão da Linha Verde Sul. Além dela, o TC colocou na "zona de risco" o Corredor Aeroporto/Rodoferroviária, o Sistema Integrado e Monitoramento Metropolitano (SIMM), as requalificações da Rodoferroviária e da Avenida Salgado Filho.

TC-PR promete prestação de contas periódica

Em nota, Artagão de Mattos Leão anunciou que o tribunal manterá a rotina de divulgar, a cada 45 dias, um relatório atualizado sobre as obras da Copa.

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