• Carregando...
Fan Fest na Pedreira Paulo Leminski reuniu os turistas na capital | Everson Bressan/SMCS
Fan Fest na Pedreira Paulo Leminski reuniu os turistas na capital| Foto: Everson Bressan/SMCS

O turista que esteve em Curitiba para a Copa do Mundo ficou satisfeito com o que encontrou na capital durante os dias do Mundial, aponta pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (CTur). Pelo estudo, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), encomendada pelo Ministério do Esporte, 93% dos turistas indicariam a cidade para outras pessoas como local para visitação, 60% tiveram suas expectativas atendidas em relação ao que esperavam da cidade e para 35,5% as expectativas foram superadas.

"A pesquisa também desmistifica a frieza do curitibano. Os turistas apontaram a cordialidade como um dos principais pontos bem avaliados. Os voluntários, áreas verdes, também foram muito elogiados. A hospitalidade da população local tem sido um diferencial em estudos pelo país inteiro, mas se não surpreende em locais como Salvador ou Rio de Janeiro, rompe com o mito de que [curitibanos] não somos hospitaleiros", destaca o professor do curso de Turismo da UFPR José Manoel Gandara, coordenador da pesquisa.

A cidade recebeu 214,5 mil turistas em junho que tinham como principal motivação a Copa do Mundo. Destes, 95,8 mil eram estrangeiros, vindos de 73 países. Os equatorianos vieram em maior número, somando 18,1 mil pessoas, seguidos de australianos (10,6 mil) e norte-americanos (7,2 mil). A grande maioria (93%) esteve também na cidade pela primeira vez por causa do Mundial, ao contrário dos turistas brasileiros, que em sua maioria (76%) já havia estado na capital.

Em média, os turistas vindos pela Copa gastaram R$ 594,07 por dia, mais que o dobro do que gastaram no mesmo período do ano passado (R$ 221,87 por dia em junho de 2013) e consideraram razoáveis os preços praticados (opinião de 68% dos entrevistados brasileiros e 59% estrangeiros).

Boa pontuação

Foram ouvidos 1.087 pessoas nos quatro dias de jogos na Arena, abordados na Fan Walk (trecho percorrido a pé pelos torcedores até o estádio), sendo 513 turistas – entre eles 238 estrangeiros – que responderam questionários em que apontaram dados de consumo durante a Copa e suas impressões sobre Curitiba. Doze dos 39 pontos avaliados com notas de 1 a 5 tiveram pontuação acima de 4, com as melhores notas para as áreas verdes, as relações com outros turistas, o estádio da Arena da Baixada, qualidade de vida e os bares.

"Tivemos 11 itens com média abaixo da média 4, a menor nota foi 3,55 e foram reclamações em relação a sinalização, problemas de telefonia e internet, casas de câmbio e atendimento em outros idiomas. São itens que podemos melhorar. Temos expectativa de aumentar em menos de um ano o número de turistas em Curitiba entre 35% e 40%", destacou o presidente da CTur, Paulo Colnaghi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]