• Carregando...
Nove seleções da Europa garantiram vaga direta na Copa. No grupo A, melhor para a Bélgica | Reuters
Nove seleções da Europa garantiram vaga direta na Copa. No grupo A, melhor para a Bélgica| Foto: Reuters
  • A Itália, de Balotelli, ficou em primeiro no grupo B
  • A Alemanha fez a melhor campanha das Eliminatórias e venceu o grupo C
  • A Holanda venceu nove dos dez jogos e liderou o grupo D
  • A Suíça terminou sete pontos à frente do segundo colocado no grupo E
  • Rússia superou Portugal e terminou em primeiro no grupo F
  • A Bósnia venceu o grupo G e vai disputar a Copa pela primeira vez
  • Inglaterra venceu as duas últimas partidas em casa nas Eliminatórias e ficou em primeiro no grupo H
  • A atual campeã Espanha liderou o grupo I e defenderá o título no Brasil
  • Portugal terá de disputar a repescagem mais uma vez
  • Assim como a França, que ficou em segundo no grupo da Espanha
  • A Islândia, principal surpresa das Eliminatórias, comemorou muito a vaga na repescagem
  • Romênia aproveitou tropeço da Turquia e também se garantiu na repescagem
  • Grécia somou os mesmos 25 pontos da Bósnia, mas perdeu nos critérios de desempate e vai para a repescagem
  • Croácia ficou em segundo no grupo A
  • Suécia não conseguiu superar a Alemanha no grupo C e também está na repescagem
  • Ucrânia garantiu o segundo lugar no grupo da Inglaterra

A última rodada das Eliminatórias Europeias, disputada nesta terça-feira (15), definiu os últimos classificados do continente para a Copa de 2014 e as seleções que vão precisar passar pela repescagem para ir ao Mundial.

Os nove campeões dos grupos garantiram vaga direta para a disputa no Brasil: Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Inglaterra e Espanha.

Outras oito seleções vão para a repescagem e lutarão por quatro vagas na Copa. Os destaques são a presença de França e Portugal. Além deles, estão na briga Croácia, Suécia, Romênia, Grécia, Ucrânia e a surpresa Islândia. Os duelos da repescagem serão definidos em sorteio que será realizado pela Fifa na próxima segunda-feira (21).

Os grupos

No grupo A, a Bélgica garantiu a liderança e a vaga na Copa com tranquilidade. Com jogadores que vem se destacando em grandes clubes europeus como os meias Hazard (Chelsea) e Fellaini (Manchester United) e o zagueiro Kompany (Manchester City), os belgas se classificaram com uma rodada de antecedência e fecharam a campanha nas Eliminatórias invictos, com oito derrotas e dois empates. A Croácia levou a melhor na briga com a Sérvia pelo segundo lugar e vai para a repescagem.

A Itália também não sofreu para garantir sua vaga em mais uma Copa do Mundo. Ficou na liderança do grupo B, com 22 pontos, e não perdeu nenhum jogo nas Eliminatórias (seis vitórias e quatro empates). Na última rodada, no entanto, tropeçou diante da Armênia – 2 a 2 –, o que pode lhe custar a vaga como cabeça de chave no Mundial. A briga pelo segundo lugar foi intensa entre Dinamarca, República Tcheca, Bulgária e Armênia. Os dinamarqueses ficaram com o posto, mas acabaram como o pior segundo colocado e não conseguiram a vaga na repescagem.

Alemanha e Holanda passearam nos grupos C e D, respectivamente. As duas seleções encerram as Eliminatórias com as melhores campanhas: nove vitórias e um empate. Na chave dos alemães, a Suécia ficou com a vaga na repescagem. No grupo D, a Turquia tinha o segundo lugar até a última rodada, mas perdeu para os holandeses e está fora da Copa. Melhor para a Romênia que vai à repescagem.

No grupo E, a Suíça terminou em primeiro lugar e invicta: sete vitórias e três empates. Chamou atenção na chave, no entanto, o segundo colocado: principal surpresa das Eliminatórias, a Islândia vai disputar a repescagem. A seleção superou a Eslovênia e Noruega na chave e vai lutar pela inédita vaga no Mundial.

Rússia e Portugal brigaram pela vaga direta no grupo F e a seleção comandada por Cristiano Ronaldo vai amargar a repescagem pela segunda vez consecutiva. Os russos terminaram com 22 pontos. Os portugueses, com 21, empataram duas vezes diante da Israel e não conseguiram vencer a Irlanda do Norte em casa, tropeços que custaram a liderança da chave.

Do grupo G, saiu uma classificação inédita. A Bósnia-Herzegovina ficou em primeiro lugar e vai disputar a Copa do Mundo pela primeira vez. Os bósnios terminaram com os mesmo 25 pontos da Grécia, mas ficaram com a vaga pelo melhor saldo de gols. Os gregos vão encarar a repescagem.

A Inglaterra chegou a assustar seus torcedores durante as Eliminatórias. Ficou algumas rodadas em segundo lugar, atrás de Montenegro, mas na reta final garantiu a liderança do grupo H e estará em mais um Mundial. Já os montenegrinos caíram de rendimentos e acabaram superados pelos ucranianos que estarão na repescagem.

A atual campeã mundial Espanha ficou com a vaga direta no grupo I e jogou a França para a repescagem. Em uma chave com Geórgia, Finlândia e Bielorrússia, o que definiu a liderança foram os confrontos diretos entre franceses e espanhóis. La Roja tropeçou em casa (1 a 1), mas venceu a França em Paris (1 a 0), o que encaminhou a classificação.

Europa: nove seleções garantidas e oito brigam na repescagem

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]