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Itaquerão | Yasuyoshi Chiba/ AFP
Itaquerão| Foto: Yasuyoshi Chiba/ AFP

Voluntários sem prazo: O prazo inicial de 30 de junho estipulado pela Fifa para abertura das inscrições para quem deseja trabalhar como voluntário na Copa de 2014 foi remanejado. Mas nenhuma explicação foi dada pela entidade e não há nova data prevista. "A Fifa ainda não tem previsão", disse o secretário estadual para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, que em junho havia confirmado o fim do primeiro semestre como prazo, além de informar que a lista de selecionados deveria sair em setembro ou outubro e que um escritório específico para o voluntariado seria aberto em Curitiba pelo Comitê Organizador Local (COL).

R$ 400 milhões no Itaquerão: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Programa BNDES ProCopa Arenas, aprovou um financiamento de R$ 400 milhões para a construção do Itaquerão, em São Paulo, futuro estádio do Corinthians e palco da abertura da Copa de 2014. A verba será repassada pelo Banco do Brasil à Sociedade de Propósito Específico Arena Itaquera S/A, formada por Jequitibá Patrimonial S.A. e Odebrecht Participações e Investimentos S/A. A arena terá 48 mil lugares e o governo paulista acrescentará até 20 mil assentos temporários para o Mundial. O empreendimento terá auditórios, restaurantes, bares temáticos e estacionamento. A conclusão está prevista para dezembro de 2013.

Nono projeto: A operação no Itaquerão é a nona aprovada pelo programa BNDES ProCopa Arenas. Além do estádio de São Paulo, as arenas de Manaus (R$ 400 milhões), Natal (R$ 396,5 milhões), Salvador (R$ 323,7 milhões), Recife (R$ 400 milhões), Belo Horizonte (R$ 400 milhões), Cuiabá (R$ 393 milhões), Fortaleza (R$ 351,5 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 400 milhões) já tiveram seus financiamentos aprovados.

Obras no vermelho: O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou no dia 19 que existem obras no "vermelho" em quatro das 12 sedes da Copa de 2014: Natal, Cuiabá, Manaus e Brasília. Os projetos podem ser retirados da matriz de responsabilidades em outubro, o que, na prática, significa que o Brasil não teria mais compromisso de entregá-las para o evento. A capital potiguar tem duas obras com carimbo vermelho: a reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire e o corredor de ônibus Zona Norte/Arena das Dunas. Em Cuiabá, a dificuldade é com o veículo leve sobre trilhos (VLT), que tem problemas do licenciamento até a falta da conclusão de projeto executivo. Em Manaus, o monotrilho está sob risco, por problemas de licenciamento. Em Brasília, o VLT que ligará o aeroporto à Asa Sul também preocupa, mas, segundo Ribeiro, a licitação foi concluída e o projeto pode migrar para o selo amarelo.

Obras no amarelo: De acordo com os dados divulgados pelo ministro, 56% das obras de mobilidade estão com o calendário adequado. Além das obras com carimbo vermelho em Natal, Cuiabá, Manaus e Brasília, há ainda outras 18 pelo país que têm o selo amarelo e precisam de aceleração nos processos para serem entregues no prazo.

Alerta: Após encontro com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, na quinta-feira (26), em Londres, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que há cidades-sede da Copa de 2014 em situações preocupantes. "Nós falamos dos atrasos", afirmou. De acordo com ele, há cidades que ainda precisam sair do vermelho, passar para o amarelo e, por último, chegar ao verde. "Há muito o que fazer", disse. Blatter, porém, não quis mencionar quais sedes preocupam a Fifa. Ele disse, entretanto, que confia que tudo dará certo e ficará pronto para o Mundial.

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