• Carregando...
 | /
| Foto: /

O vídeo das críticas do técnico Renê Simões ao atacante Neymar, feitas em 2010, viralizaram após o início conturbado do camisa 10 do Brasil na Copa do Mundo. O craque convive entre o amor e ódio dos brasileiros e as críticas se intensificaram após a vitória sobre a Costa Rica, que teve direito a pênalti anulado em Neymar, xingamentos ao árbitro e choro no gramado depois do jogo.

Em entrevista coletiva transmitida no SporTV, à época, René disse que ‘estamos criando um monstro’ e que ‘nunca havia visto um jogador tão mal-educado desportivamente’ e finalizou dizendo que Neymar, com 18 anos na ocasião, se comportava como ‘um senhor todo poderoso dentro de campo’. Também foi enfático ao pedir um dossiê sobre todas as vezes que ‘ele se joga’.

Procurado pela reportagem, Renê Simões, que atualmente exerce a função coach de treinadores, para questionarmos sobre as declarações passadas e a análise atual sobre Neymar. A pedido de Renê, as respostas foram enviadas por escrito. Ele destaca que as declarações foram feitas em um momento específico e não acredita que a palavra “monstro” caiba ao jogador atualmente. Veja a entrevista na íntegra.

Em 2010, quando você treinava o Atlético-GO, você deu uma declaração após o jogo contra o Santos criticando Neymar. Sua posição ainda é a mesma?

Em qualquer situação é preciso que se tenha o contexto e o fato, fora disso temos só história. Diante de vários fatos ocorridos e dos incidentes ocorridos no jogo. Achei que como educador e mais velho deveria passar uma mensagem a ele e aos jovens que o tinham e ainda o tem como ídolo, de que a vida é feita de regras de convivência e não de conveniência.

E direitos e deveres não podem ser negociados por conta própria. Não tinha nada premeditado e falei de momento. Fui feliz, pois usei a palavra ‘mal educada’ desportivamente, excluindo seus pais. Não tenho nenhuma pretensão de que isso tenha sido o causador de alguma mudança, mas uma advertência aos que trabalhavam com a carreira dele. Não houve nada de premonição, nunca as tive e continuo não tendo. E entendo que o momento é outro e não cabe usar essas palavras agora como antes. Somos todas outras pessoas e não sei dos fatos que o cercam.

Acredita que ele se tornou um monstro?

Precisamos analisar toda a trajetória. Principalmente no Barcelona onde foi super profissional e conquistou vários títulos. A palavra monstro não se aplica. No último jogo, todos demonstravam uma dose excessiva de adrenalina e cada um, de acordo com sua Inteligência emocional reagiu. O que é preciso é trabalhar essa inteligência emocional, que é a capacidade de colocar suas forças e habilidades sob altíssima pressão.

Você falou com Neymar pessoalmente após aquele dia?

Nunca conversamos. Após assisti-lo num programa da Hebe Camargo onde tentaram me jogar contra ele, ouvi-o tranquilo dizer: ‘o professor é boa pessoa’. Resolvi escrever uma carta e fiz chegar até ele através de um dos assistentes do Dorival Júnior. Nela explicava que não havia nada de pessoal, apenas profissional e uma vontade enorme de não perdê-lo como jogador e futuro craque.

O vídeo da sua entrevista em 2010 viralizou após o jogo da seleção contra a Costa Rica. Nas redes sociais dizem que você previu o futuro. Como você analisa o Neymar atualmente e a pressão sobre ele?

Ontem me ligaram de oito países diferentes querendo saber sobre isso. Não dei entrevista para nenhum deles. Somente aceitei responder aqui e por escrito, para que saísse o que realmente penso e pontuar de que não existe nada de pessoal contra ele ou qualquer jogador.

Todos nós sofremos pressão de acordo com a nossa capacidade e representatividade. Eu falo sempre para eles que na vida temos o ônus e o bônus. ‘Todos querem o paraíso, mas ninguém quer morrer’. Todos devemos pagar o preço pelo que queremos conquistar. Temos que saber de onde viemos, onde estamos e onde queremos chegar. Sabendo isso, saberemos o que é preciso fazer e o que teremos que suportar para chegar ao destino.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]