• Carregando...
Wellington Paulista comemora o terceiro gol do Cruzeiro, marcado por ele de pênalti, tendo ao fundo um desolado Cleiton | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Wellington Paulista comemora o terceiro gol do Cruzeiro, marcado por ele de pênalti, tendo ao fundo um desolado Cleiton| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Confira como foi a penúltima rodada do Brasileirão para Atlético e Coritiba

FICHA TÉCNICA - Confira os principais lances de Cruzeiro 4 x 1 Coritiba

CLASSIFICAÇÃO - Veja como está a luta contra a degola no Brasileirão

PRÓXIMOS JOGOS - Confira quais os últimos jogos do Brasileirão 2009

  • Thiago Gentil tenta passar pela marcação cruzeirense; Atacante foi pouco presente e
  • Jéci comemora o gol; Zagueiro sentiu contusão e saiu quando ainda estava 1 a 0 para o Verdão
  • Experiência x Experiência: Claudio Caçapa, 33 anos, tenta parar Marcelinho Paraíba, 34 anos; Cruzeiro do zagueiro mineiro sobrepujou Coritiba do atacante paraíbano
  • Pedro Ken lamenta pênalti cometido por Cleiton que originou o terceiro gol da Raposa
  • Wellington Paulista manda uma pancada no meio do gol e faz o terceiro do Cruzeiro
  • Mais de 27 mil torcedores estiveram presentes no Mineirão; Na imagem, uma bandeira da torcida do Atlético Paranaense junto às do Cruzeiro
  • Wellington Paulista tenta bicicleta no primeiro tempo de partida; Vanderlei colocou pela linha de fundo, mas Sálvio Spínola marcou pé alto do ex-paranista

Por dois minutos o Coritiba esteve definitivamente salvo do rebaixamento. Foi este o tempo entre o gol de Wallyson pelo Atlético na Arena da Baixada e o gol de Henrique, o empate do Cruzeiro na goleada aplicada pela equipe mineira por 4 a 1, na tarde deste domingo (29), no Mineirão, em Belo Horizonte.

O zagueiro Jéci abriu o marcador em jogada inteligente de Marcelinho Paraíba, mas falhas individuais e coletivas permitiram a virada do Cruzeiro e a apatia geral do time redundou em mais uma goleada sofrida. Henrique, Jonathan, Wellington Paulista e Eliandro fizeram o gol da Raposa.

Com o resultado, o Coritiba fica em 16º com 44 pontos, o mesmo número do Botafogo, o primeiro da zona de rebaixamento e precisa vencer o Fluminense no Couto Pereira no próximo domingo (6) para se salvar da degola sem depender de outros resultados. O Cruzeiro está em 5º, com 59 pontos e segue com chances matemáticas de se classificar para a Libertadores. A Raposa visita o Santos na última rodada.

Coritiba mostra o que tem de melhor e de pior no primeiro tempo

Nos primeiros 45 minutos o Coritiba experimentou quatro sensações diferentes de classificação. A primeira foi a de começar fazendo a própria parte, depois de estar se salvando. Após isso, a incerteza do empate e por fim a derrota parcial, fazendo a luz vermelha acender.

O Cruzeiro começou com mais posse de bola, mas deu espaços para o Coritiba atuar no vasto gramado do Mineirão. Aos 6 minutos, numa dessas chances, Thiago Gentil recebeu de Marcelinho Paraíba e mandou sobre o gol. A resposta cruzeirense veio dois minutos depois com Jonathan recebendo livre na direita e batendo à direita de Vanderlei. O Coxa cedia espaços especialmente nas costas de Luciano Amaral.

Com jogo deste modo, foi a vez do talento de Marcelinho Paraíba fazer a diferença. O camisa 9, aos 11 minutos, cobrou com inteligência falta sofrida por Renatinho na ponta esquerda. A bola foi rasteira e rasante e encontrou o zagueiro Jéci bem posicionado para abrir o marcador. O Coritiba estava fazendo a parte dele na salvação.

Aos 12 minutos, Renatinho teve chance de aumentar, mas mandou sobre o gol após partir com a marcação frouxa. Leandro Lima, aos 17 minutos, cobrou falta pela esquerda e ela passou assustando Vanderlei. Dois minutos depois Renatinho obrigou Fábio a fazer mais uma defesa num chute de fora da área. O mesmo jogador mandou alto um chute de primeira aos 20 minutos.

O autor do gol, Jéci, saiu aos 22 minutos, sentindo o tornozelo. Cleiton assumiu o lugar na zaga. Adilson Batista mexeu no time logo depois colocando o garoto Eliandro no lugar de Leandro Lima. O jovem cruzeirense teve, aos 26 minutos, a chance de empatar, mas chutou à direita do goleiro. No mesmo minuto, Renatinho obrigou Fábio a fazer defesa em dois tempos após chute de fora da área.

Aos 28 minutos, Eliandro recebeu livre e bateu torto. Dois minutos depois, Wellington Paulista arriscou de longe e Vanderlei segurou firme. O experiente Claudio Caçapa deu trabalho a Vanderlei ao arriscar de longe. No mesmo minuto, Wellington Paulista deu de bicicleta e goleiro do Coxa foi estranho na bola e colocou para fora. Porém o árbitro Sálvio Spínola marcou pé alto do atacante.

Enquanto isso, na Baixada, Wallyson, fazia o gol que deixaria o Coritiba salvo, caso mantivesse o resultado. Mas isso durou apenas dois minutos. Aos 43 minutos, Henrique bateu de longe e Vanderlei falhou. A bola foi no canto direito do goleiro. Vanderlei deu entrevista no intervalo afirmando ter sido traído pelo gramado molhado.

As coisas ficaram piores aos 46 minutos, quando Diego Renan aproveitou erros de marcação da zaga e achou Jonathan. O lateral bateu forte no canto de Vanderlei, ampliando o marcador.

No segundo tempo, o pior do Coritiba prevalece

Atrás no placar, Ney Franco sacou Márcio Gabriel e colocou Marcos Aurélio. O resultado foi mais posse de bola no início do segundo tempo, porém, a defesa ficou vulnerável. A primeira chance foi do Coxa com Marcelinho Paraíba, aos 2 minutos, derivando pela esquerda, cortando para o meio e batendo fraco para fora.

Os planos de reação de Ney Franco foram soterrados aos 10 minutos. Cleiton fez pênalti em Thiago Ribeiro. Wellington Paulista bateu forte no meio do gol, sem chances para Vanderlei, que pulou num canto.

Aos 11, Thiago Gentil bateu cruzado e Fábio defendeu. Dois minutos depois, Marcos Aurélio também colocou o goleiro do Cruzeiro para trabalhar, mas sem perigo efetivo. Aos 17, Vanderlei evitou momentaneamente o quarto gol do Cruzeiro ao fazer bela defesa em falta bem batida por Thiago Ribeiro. O atacante perdeu a chance de aumentar ao bater de voleio para fora aos 19 minutos.

O quarto gol acabou não tardou. Aos 21 minutos, Thiago Ribeiro recebeu pelo lado direito, penetrou na área e deu um toque tirando de Vanderlei. O jovem Eliandro, 19 anos, só teve o trabalho de completar para as redes. Foi o quarto gol do time mineiro.

O Coritiba pôde diminuir aos 25 minutos com Carlinhos Paraíba batendo falta e obrigando Fábio a fazer defesa. Dois minutos depois, o ataque do Cruzeiro propiciou um lance cômico. Thiago Ribeiro cruzou, Jonathan meteu de voleio e acertou Wellington Paulista, caído, evitando o quinto gol da Raposa.

O Coritiba passou a tentar lances de longe. Leandro Donizete, aos 29, e Carlinhos Paraíba, aos 31, arriscaram de maneira inócua. O Cruzeiro conseguia entrar na área com facilidade, como Henrique, aos 34 minutos. O jogador, que começou no Londrina, achou o experiente Athirson na área. O ex-Juventus mandou cruzado para fora.

Cleiton, autor do pênalti, redimiu-se aos 35 minutos. No lance, Wellington Paulista apareceu na cara do gol, fintou Vanderlei e bateu para o gol. O zagueiro trombou com a trave e salvou a jogada com o calcanhar, mesmo caído. Outro lance inacreditável foi de Thiago Gentil, aos 41 minutos. A bola foi levantada na área, Dirceu tocou de cabeça e o atacante, livre e baixo das traves, mandou por cima. No apagar das luzes, deu tempo para Luciano Amaral tomar o terceiro amarelo e tornar-se o primeiro desfalque certo para o Coxa na partida da próxima semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]