• Carregando...
Dorival Júnior promete muita luta pela Libertadores, mas revela que o principal objetivo do ano já foi cumprido: escapar do rebaixamento | Hedeson Alves / Gazeta do Povo
Dorival Júnior promete muita luta pela Libertadores, mas revela que o principal objetivo do ano já foi cumprido: escapar do rebaixamento| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

Próximos jogos do Coritiba

23/10 – Flamengo x Coritiba (20h30)29/10 – Coritiba x Atlético-MG (19h30)1º/11 – Ipatinga x Coritiba (18h20)09/11 – Coritiba x Náutico 16/11 – Grêmio x Coritiba23/11 – Coritiba x Santos30/11 – Coritiba x Vasco07/11 – Sport x Coritiba

Confira a classificação do Brasileirão.

Depois de declarar confiança total na conquista de uma vaga na Copa Libertadores durante o jantar de comemoração dos 99 anos do Coritiba, na semana passada, o técnico Dorival Júnior mudou um pouco o seu discurso em relação ao futuro do alviverde na competição. O empate em 1 a 1 com o Goiás neste domingo (19), em Curitiba, deixou o sonho de participar do torneio no ano do seu centenário um pouco mais distante.

Com 46 pontos, sete atrás do São Paulo, que está na 4º colocação (Confira a classificação do Brasileirão), o time seguirá brigando pela vaga, mas segundo seu treinador, o principal objetivo já foi alcançado e um novo entra na pauta. "Eu confio piamente na equipe, mas não podemos criar um fato mentiroso ao nosso torcedor. Vamos lutar pelos melhores resultados, mas a principal preocupação de todos em relação ao Coritiba no Brasileirão era evitar o rebaixamento. Hoje, graças a Deus, a dez rodadas do fim, não corremos mais esse risco", disse, em entrevista coletiva após o jogo.

Para Júnior, a vaga na Copa Sul-Americana – que premia os times que terminarem o campeonato até a 12ª colocação – seria um presente para a torcida. "Se não alcançarmos a Libertadores, no mínimo vamos buscar uma vaga na Sul-Americana. Para quem estava na Serie B ano passado, participar de um torneio como esse é muito importante".

O grande objetivo do treinador no comando do Coritiba, o que dá pistas sobre seu futuro como treinador alviverde em 2009, é preparar um bom time para o ano que vem. "O Coxa tem que se preocupar em sair forte deste campeonato para o próximo ano. Hoje a equipe apresenta uma regularidade, um equilíbrio e jogadores que eram contestados, mas deram a volta por cima. Resgatamos a confiança do torcedor. Desde a campanha do ano passado, com o René (Simões, treinador campeão da Série B), o torcedor voltou a confiar no time".

Para 2009, Júnior acredita em um Coritiba ainda mais forte. "O Coxa vem evoluindo. Precisávamos de um campeonato como esse, para que o time pudesse se solidificar como uma grande equipe. Se não for esse ano, quem sabe no ano seguinte estejamos mais preparados, mais fortes e estabelecidos para brigar pela Libertadores".

Mudanças?

Dorival Júnior terá a incomum chance de poder repetir a escalação do Coritiba pela 4ª vez seguida. Entretanto, o desempenho mediano de jogadores como Marcos Tamandaré, Carlinhos Paraíba e da dupla Keirrison/Ariel pode provocar mudanças para o jogo da próxima quinta-feira (23) contra o Flamengo.

As situações mais preocupantes dizem respeito à Paraíba e aos dois atacantes. O primeiro deu declarações recentemente afirmando que estava fora de posição e por isso seu rendimento caiu. Jogando onde queria, o meia não conseguiu repetir as atuações destacadas que o elevaram ao posto de ídolo da torcida. João Henrique e Marlos, que são da posição e entraram bem no jogo contra o Goiás, são os favoritos em caso de mudanças.

Já o ataque Coxa não rendeu como se esperava nas últimas três rodadas. Apenas Keirrison (na vitória Coxa sobre o Inter por 4 a 2) marcou gol e pode haver mudanças no setor. Como o prata-da-casa e o argentino têm características semelhantes – embora Keirrison seja mais ágil e veloz – um deles pode acabar perdendo a vaga de titular.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]