• Carregando...

Na base da raça e da determinação, o Coritiba impôs um amplo domínio nos 90 minutos de jogo contra o Avaí e venceu os catarinenses em Florianópolis, de virada, por 2 a 1. Com o resultado, o Coxa garantiu a primeira colocação neste 1.º turno da Série B, com 35 pontos – mesma pontuação do Náutico, que perde no saldo de gols (10 a 7 a favor dos coxas-brancas).

Outro destaque da partida foi a presença do torcedor alviverde na Ressacada. Mais de 2 mil coxas compareceram para empurrar o Verdão para cima dos catarinenses, que também tiveram apoio maciço do seu torcedor. Entretanto, valeu o melhor futebol paranaense, que merecia até um placar mais elástico dentro da partida.

Na entrada do 2.º turno, o Coritiba enfrenta o Remo no Couto Pereira, que deve estar lotado. Na seqüência, mais dois jogos para que o Coxa abra vantagem e consiga seguir a passos largos rumo à Primeira Divisão: na segunda rodada, pega a Portuguesa fora de casa e depois enfrenta o Guarani em casa.

Já o Avaí termina o 1.º turno na quarta posição, com 30 pontos. Na primeira rodada do 2.º turno os catarinenses vão até Recife enfrentar o Sport.

Muitas faltas, catimba e erros no 1.º tempo

Mesmo atuando fora de casa, o Coritiba começou melhor, dominando o meio-campo e tentando criar alguma boa jogada. Entretanto, a defesa do Avaí estava bem postada e matava as jogadas na entrada da grande área, algumas vezes com falta. Atuando no esquema 3-6-1, Paulo Bonamigo pedia uma maior movimentação de Cristian, que não conseguia jogar e errava muitos passes – o que explica os poucos chutes a gol na 1.ª etapa.

A primeira polêmica da partida aconteceu aos nove minutos. Fábio Bala cruzou da direita, uma bola que era toda do goleiro Artur. Porém, o arqueiro saiu mal, bateu roupa e a pelota sobrou no meio da grande área para Sandro Silva, que partiu para o gol, tentou driblar e se jogou. O árbitro entrou na dança e marcou a penalidade máxima, que foi bem cobrada por Edílson. Os catarinenses saiam na frente.

Aos 24 minutos é a vez do Coxa pedir pênalti. Bola cruzada na área do Avaí e o zagueiro Índio cabeceia na mão de Fábio Bala, que estava de costas e não teve a intenção de desviar a bola. O Verdão continuava tentando, com chutes de fora da área apenas. Os catarinenses, em contrapartida, jogavam no contra-ataque. Em duas lançadas para Emanuel, quase o Avaí marcou o segundo gol.

Aos 37, expulsão no Avaí. Pedro Ayub entrou mais duro em Guilherme. Como já tinha amarelo e acabou expulso. Três minutos depois, Bonamigo planejava tirar o zagueiro Marcelo Batatais e colocar o avante William para aproveitar a vantagem numérica. Mas o técnico teve de mudar de idéia rapidamente. O mesmo Guilherme, aos 40, subiu para disputar uma bola com Marquinhos. Infantilmente, o meia coxa-branca deu uma cotovelada no jogador catarinense e também foi para o chuveiro mais cedo.

No fim do 1.º tempo, os coxas-brancas tentam um "abafa", mas sem sucesso. Mais uma vez, a falta de precisão e o excesso de passes errados minaram qualquer chance de gol.

Superação traz resultado

Na etapa complementar, Bonamigo preferiu não mexer, mas tentou acertar marcação e pediu mais movimentação, principalmente no ataque. O treinador também exigiu mais calma para os jogadores. E as palavras do comandante alviverde fariam o efeito desejado logo no início do 2.º tempo.

Visivelmente melhor fisicamente do que o Avaí, o Coritiba voltou melhor e conseguiu marcar logo aos 5 minutos. Cristian enfiou bela bola para o atacante Jefferson, que dominou e marcou. Porém, o árbitro anulou equivocadamente, marcando impedimento. Mesmo prejudicado, o Verdão não desistiu e seguiu insistindo. O resultado rendeu frutos aos 26 minutos. Cristian cobrou falta de forma magistral e empatou a partida.

O Avaí tentou criar alguma jogada nos contra-ataques, mas sem sucesso. Os comandados de Bonamigo, donos da partida, viraram o marcador aos 34, de pênalti. Ricardinho carregou a bola sem ser incomodado desde a intermediária até o ataque, quando tocou para William, que havia entrado na vaga de Jefferson. O atacante deu o "drible da vaca" na zaga e foi derrubado pelo goleiro Adinan. Ele mesmo cobrou e encerrou a fatura.

Confira os principais lances da grande vitória alviverde contra o Avaí na Gpol

Para o elenco alviverde, preparo físico e determinação marcaram a vitória

Confira as principais imagens da vitória do Coritiba, o melhor time da Série B

Saiba como ficou a classificação do 1.º turno da Série B do Campeonato Brasileiro

Veja os resultados da 19.ª rodada da Série B e os próximos jogos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]