• Carregando...
Tricolor venceu o clássico do primeiro turno contra o Coxa no Couto Pereira
Tricolor venceu o clássico do primeiro turno contra o Coxa no Couto Pereira| Foto:

Coritiba e Paraná voltam a se encontrar na Série B do Brasileirão 2019 no próximo sábado (05/10), na Vila Capanema, às 16h30, pela 26.ª rodada.

O jogo acontece quase quatro meses depois da partida do primeiro turno, quando as duas equipes fizeram um clássico de cinco gols, com 37 mil pessoas presentes no Couto Pereira.

Era a 7.ª rodada do campeonato (no dia 08/06) e de lá para cá muita coisa mudou. O Tricolor, que ia mal, deslanchou na competição depois da vitória no Paratiba e chegou à vice-liderança da competição. Já o Coxa entrou em crise e a campanha quase custou o cargo do técnico Umberto Louzer.
 
Na época, a diretoria alviverde manteve o treinador e as coisas mudaram. O Coritiba engatou uma sequência de onze vitórias e subiu na tabela, mas a crise voltou a rondar o Alto da Glória e Louzer acabou demitido depois de resultados negativos. 

Já o Paraná passou a ter dificuldades para vencer em casa e tem enfrentado a cobrança da torcida. O time está há sete jogos sem ganhar na Vila Capanema.

TABELA: Confira a classificação completa da Série B

O Coxa hoje tem um técnico novo, Jorginho, e é o 5.º colocado, com 37 pontos (e um jogo a menos, a partida adiada contra o Cuiabá em função das más condições do gramado da Arena Pantanal). O Paraná continua com Matheus Costa no comando, cada vez mais respaldado pelo presidente Leonardo Oliveira, e ocupa a 11.ª colocação, com 35 pontos.

Naquele clássico do primeiro semestre, o Paraná venceu por 3 a 2, gols de Jenison, João Pedro e Luiz Otávio. Os gols do Coxa foram marcados por Juan Alano e Rodrigão.

O atacante do Alviverde era o artilheiro do torneio, e permaneceu assim por muitas rodadas, sendo ultrapassado recentemente por Hernane Brocador, que chegou a 12 gols. Rodrigão tem 11 e não marca há sete rodadas: o último gol foi contra o Bragantino, no empate em 1x1 com o líder do campeonato na 18.ª rodada, no dia 22/08.

Campanhas

O Coxa terminou o primeiro turno na vice-liderança, com 34 pontos em 19 jogos, rendimento de 59,6%, atrás apenas do líder Bragantino. Já no segundo turno, o Coritiba tem uma das piores campanhas: tem o 18.º pior rendimento, com somente três pontos em cinco jogos, rendimento de 20%.

Já o Tricolor terminou o primeiro turno na 7.ª posição, com 28 pontos em 19 jogos, rendimento de 49,1%. No segundo turno, o Tricolor tem a 12.ª campanha, com sete pontos em seis jogos, aproveitamento de 38,9%.

Coritiba

O goleiro Wilson (foi para o Atlético-MG) era titular absoluto. Sávio entrou na lateral direita no lugar de Diogo Mateus e Alan Costa (foi para o CSA) foi titular na zaga. A lateral esquerda era de Patrick Brey, que se machucou e ficou meses em tratamento.

No meio-campo, João Vitor (foi para o CSA) era titular e Giovanni deixou o gramado para a entrada de Wellington Júnior (foi para o Aves-POR). Para fechar, no ataque, Rafinha, lesionado, foi substituído por Arancibia (foi para o São Bento).

Ou seja, cinco jogadores alviverdes do clássico do 1.º turno já deixaram o clube. Além do técnico Jorginho, o elenco ganhou reforços como o atacante Kelvin, ex-Paraná, e o volante Serginho.

Paraná

No Paraná, a mudança mais significativa é Matheus Anjos, meia que ditava o jogo e acabou desfalcando a equipe na sequência em função de uma lesão na panturrilha. Ele segue em tratamento no CT do Caju, do Athletico, e não deve voltar a atuar na Série B este ano.

O restante do time mantém a mesma base, com algumas variações na zaga, já que Eduardo Bauermann tem disputado posição com Leandro Almeida, e também no ataque, com o até então titular Ramon deixando o time.

Já o meia João Pedro, então insubstituível, foi parar no banco de reservas na sequência da competição. Por outro lado, alguns reforços vêm ganhando espaço, casos do meia Vitinho e dos atacantes Judivan e Pimentinha.

Nós comparamos as escalações das duas equipes no primeiro clássico e o Coritiba é o time que vem mais mudado para o desafio desta semana. Confira!

Ficha técnica do jogo:

Coritiba 2x3 Paraná

Coritiba: Wilson; Diogo Mateus (Sávio), Alan Costa, Walisson Maia e Patrick; João Vitor, Matheus Sales, Giovanni (Welinton Júnior) e Juan Alano; Rafinha (Arancibia) e Rodrigão. Técnico: Umberto Louzer. 

Paraná: Thiago Rodrigues; Eder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio, Itaqui (Luan) e Matheus Anjos; Bruno Rodrigues, Ramon (Jenison) e João Pedro (Fernando Neto). Técnico: Matheus Costa.

Próximos jogos do Coritiba

Paraná x Coritiba - 05/10, às 16h30
Coritiba x Guarani - 08/10, às 19h15
Coritiba x Criciúma - 12/10, às 16h30
São Bento x Coritiba - 15/10, às 21h30

Próximos jogos do Paraná

Paraná x Coritiba - 05/10, às 16h30
Operário x Paraná - 08/10, às 19h15
Bragantino x Paraná - 12/10, às 16h30
Paraná x Brasil de Pelotas - 15/10, às 19h15

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]